Archive | Apologética

CUIDADO COM AS “MEIAS VERDADES”

 
PADRE CURZIO NITOGLIA
[Tradução: Gederson Falcometa}
27 de junho de 2009
Monsignor Henri Delassus  dizia: «Hoje mais que nunca é preciso dizer a verdade, sem subterfúgios e sem hábeis estratégias. […] A moral é que as verdades diminuídas não são a Verdade e apenas a Verdade leva consigo a vida; e apenas ela pode dar nos a ressurreição a partir do estado  de coma que nos encontramos […] Jesus confessou a Verdade e com isto venceu o mundo, mesmo que isto lhe tenha custado a morte de Cruz» [1]. E continuava:«Aquele que, hoje, proclama a verdade pela metade, faz mais danos do que quem a nega resolutamente; temos necessidade da Verdade integral. Ou a Fé ou o Eu. Ou o cristianismo nas almas e na sociedade; ou o orgulho, a inveja e todas as paixões desordenadas, que o egoísmo esconde em si, e que a revolução desencadeia […] tudo aquilo que não é a plena, franca e inteira Verdade religiosa, não pode nada sobre o coração do homem, nem pode remeter a Sociedade civil sobre a estrada”. [2]
 
 
 
 
Conselhos práticos para “restaurar tudo em Cristo”
 
1º) Para reformar a Sociedade é preciso primeiro reformar a si mesmo
(Nemo dat quod non habet). “Toda mudança na Sociedade deve ter o seu primeiro princípio nos corações” [3].
 

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Um verdadeiro chamado à prudência

A “Tese de Cassiciacum” é ainda absolutamente certa?

PADRE CURZIO NITOGLIA
[Tradução: Gederson Falcometa]
Velletri, 6 luglio 2008
http://www.doncurzionitoglia.com/TesIncerta.htm

Advertência

Tendo abandonado – publicamente – as conclusões jurídicas da “Tese de Cassiciacum” (7-8 de dezembro de 2006) para chegar ao “Sim Sim Não Não” em Veletri (7 de janeiro de 2007), me senti, desde então, no dever de explicar as razões da minha mudança. Trabalhei este pequeno escrito há muito tempo e  coloco aqui o “resumo” como “uma hipótese de Veletri” [1]. Eu refleti – informalmente já a partir de do fim de 2003, (e desde o final de 1990, as consequências práticas e jurídicas que alguns “guerardianos” tiravam da “Tesi de Cassiciacum” me preocupavam e me deixavam com dúvidas). Só em agosto de 2007 (depois de longa – talvez demasiada longa – ponderação) deixei, também formalmente a “Tesi de Cassiciacum”, a qual aderi por muitos anos. Eu não queria publicar está página, para não perturbar ainda mais os fiéis, falando de questões “tremendas” (comparável ao dogma da “Predestinação”) e que superam a capacidade dos não “especialistas” em teologia, (tais argumentos podem ser abordados “na escola” e não predicado aos simples fiéis)[2], mas mais fiéis me tem aconselhado a tornar pública as razões da minha decisão, sendo eu um sacerdote e então uma pessoa “pública”, para evitar todo equívoco. Somente com este intento vou divulgar este escrito, sem nenhuma pretensão, nem ameaça de apostasia, para quem não está de acordo, lembre (sobretudo para mim e para os outros) as palavras de Dante:

«Or tu chi sei, che vuoi sedere a scranno,

per giudicar da lungi mille miglia

con la veduta corta d’una spanna?»

(Paradiso, XIX, 79-81).

Introdução: Três citações do Padre Guérard

1) “O alcance objetivo da pergunta: “O ocupante da Sé Apostólica é, sim ou não, Papa materialmente?”, é de tal forma fora do nosso alcance que concretamente e realmente, a resposta a está pergunta não tem quase impacto sobre o comportamento efetivamente possível dos fiéis ligados a Tradição” (Guérard des Lauriers, Sodalitium, nº 13, em, “O problema da autoridade”, Verrua Savóia, CLS, 2005, pg 37).

  • Se é “fora do nosso alcance”, (especialmente aquela de P. Guérard des Laurier) não é evidente. Se “não há impacto sobre a vida dos fiéis”, não se pode tirar nenhuma conclusão prática ou jurídica. Coisa que os “guerardianos”, ao invés fazem “na prática”, reputando-a evidente “em teoria” e assim ultrapassam e contradizem o próprio P. Guérard.

2) “Uma tal perpetuação [da hierarquia puramente material] não é, ex se, impossível. Essa requer todavia consagrações episcopais válidas. E porque o novo rito é dúbio, os ocupantes (da Sé Apostólica) bem rápido não serão mais que “APARÊNCIA” (O problema da autoridade e do episcopado na Igreja, Verrua Savóia, CLS, 2005, pg.37)

  • Se Bento XVI é uma “pura aparência” não é nem “papa materialmente ou em potência”, onde a “Tese de Cassiciacum” desmorona a favor da “sé totalmente vacante”. Na verdade hoje (2008) com Bento XVI, o qual não seria validamente bispo, porque foi consagrado com o “sacramentário da Igreja conciliar”, nos encontramos diante do “nada” ou privação total do Papado.

3) “Quem declara atualmente: ”Mons. Wojtyla não é por nada Papa [nem também materialmente]”, deve: ou convocar o conclave [!], ou mostrar as credenciais que o constituem diretamente e imediatamente Ligado a Nosso Senhor Jesus Cristo[!]” (O problema da Autoridade…, Verrua Savóia, CLS, 2005, pg 37).

  • Ora, para Padre Guérard Bento XVI não seria papa nem sequer, materialmente, não sendo nem Bispo, então os “tesistas”, para serem coerentes com a “Tese”, deveriam ou eleger um outro Papa, ou demonstrar serem os Vigários ou “ligados diretamente” a Cristo. Segundo eles tertium non datur….

 

Discernimento e bom senso

Santo Inácio nos “Exercícios Espirituais” (nº 318) ([3]) escreve que em tempo de desolação não se deve mudar o propósito de agir, mas permanecer parado e fazer como antes sem pretender de ver claro, porque “no turvo pesca o demônio”. Então no caso de obscuridade, aridez, desolação, “noite dos sentidos e do espírito”, se deve continuar como antes, mesmo sem ver, na verdade devemos nos contentar por não termos luzes, porque Deus permite tal obscuridade para purificar as almas dos seus fiéis, exortando-os a confiar mais Nele do que em si mesmos é a “esperança contra toda esperança” sem ver na inevidência (quod repugnat). Também Santa Teresa D’ávila e São João da Cruz ensinam a mesma doutrina, que é comum em teologia ascética e mística.

Todo excesso è um defeito

Aqueles que pretendem saber tudo de tudo e ter a certeza de como estão realmente as coisas, erra: especialmente em uma situação de obscuridade e de incerteza como a atual, que não tem igual em toda a história da Igreja. Toda resposta (também e especialmente a minha) e “solução” ou “tentativa” é parcial e tem suas sombras claras e obscuras. Somente a Igreja hierárquica poderá dizer a palavra definitiva. Então “si non vis errare, noli velle scrutare” (Santo Agostinho). A crise conciliar e pós-conciliar é um “mistério tremendo”, ora o mistério esta além da razão humana, a ultrapassa mas não a contrária. Portanto, “procuremos tornar certa a nossa eleição, mediante as nossas boas obras” (São Pedro). Isto é, fazer aquilo que a Igreja sempre fez (São Vicente de Lérins, “Commonitorium”, cap.III), rejeitar as novidades que levaram a tal estado de confusão dogmática, moral e litúrgica.

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VERDADEIRO E FALSO CRISTIANISMO

 

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PADRE CURZIO NITOGLIA

[Tradução: Gederson Falcometa]

14 de maio de 2011

http://www.doncurzionitoglia.com/vero_e_falso_cristianesimo.htm

 

● A VERDADEIRA VIDA não consiste unica e exclusivamente em se alimentar e beber, em divertir-se e provar emoções e prazeres. Tudo isto sozinho não tem saída, não tem fim nem ideal: leva a morte sem esperança de ressurreição. É uma vida puramente animal a qual falta o essencial daquilo que nos torna homens: o “racional”, ou seja, conhecer a Verdade e amar o Bem com uma perspectiva sobrenatural e eterna. O homem, na verdade, é um “animal racional” (Aristóteles). O cristão além de homem tem em si a ordem sobrenatural, Deus, presente na sua alma, através da Graça santificante, mas de maneira limitada e finita.

● O CRISTIANISMO INTEGRAL é uma coisa séria, não conhece meias medidas, os compromissos, os acomodamentos e as misturas dos princípios. Dos princípios absolutamente certos (Fé e Moral) tira conclusões lógicas, que levam a uma vida feita de Conhecimento da Verdade (Fé) e amor do Bem (Caridade). Mas não se pode conhecer o Verdadeiro sem combater o falso e o erro; não se pode amar o Bem sem odiar ou separar-se do mal. “Militia est vita hominis super terram” (Jó). É preciso ser absolutamente integro e intransigente nos princípios, mesmo se “elásticos”, misericordiosos e compreensivos por uma fragilidade e limitação nas questões de meios e de práticas.

● “A GRAÇA NÃO DESTRÓI A NATUREZA, a pressupõe e a aperfeiçoa” (Santo Tomás de Aquino). Portanto, devemos antes ser verdadeiros homens e em seguida bons cristãos. Na verdade, A vida natural é a união da alma com o corpo, a vida sobrenatural ou cristã é a união da alma com Deus. A morte é a separação da alma do corpo, a danação é a separação da alma de Deus por causa do pecado.

● Ser VERDADEIRO E INTEGRALMENTE CRISTÃO significa caminhar para uma meta que é Deus, sem desviar para a direita ou para a esquerda, por quanto a humana limitação possa permiti-lo. Uma das recomendações principais que devemos nos fazer sempre é aquela de não mentir jamais a nós mesmos e a Deus que vê cada coisa mesmo os pensamentos mais recônditos. É preciso aderir a Verdade mesmo se não nos dá prazer e se nos repugna.

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Laicatolicismo

Publicado originalmente
em italiano
com o título
Laicattolicesimo
pela Unavox

Gederson Falcometa

O Estado recebe então da Igreja a sua suprema norma moral; e por consequência deve aceitar essa Igreja e reconhecê-la, não como ele gosta de considerá-la, mas como Deus a constituiu, respeitando nela por inteiro aquele direito e aquela prerrogativa, que o seu divino Fundador quis a ela atribuir”. Padre Matteo Liberatore, S.J., Condição da Igreja oposta ao Estado).

Assim falava um verdadeiro católico do século XIX!

Hoje estamos diante de católicos que acreditam que é a Igreja quem deve receber a suprema norma moral do Estado.

É fácil reconhecer estes tipos de católicos em altos prelados como os cardeais Kasper e Marx, Mons. Galantino e até mesmo no Papa Francisco (Nda.: e em Padres, como o Padre Fábio de Mello).

Estes católicos, que colocaram o Estado no lugar de Deus, é necessário que tenham um nome, e como o Estado é laico e eles se colocam a direita com a laicidade e a esquerda com o laicismo, podemos chama-los de laicatólicos.

Todos nós conhecemos a doutrina dos dois poderes, temporal e espiritual. Pelo ensinamento tradicional sabemos todos que o poder temporal deve ser subordinado ao temporal. Uma separação entre os dois poderes seria uma declaração de recíproca independência… um novo maniqueísmo prático.

Ora, desde quando isso aconteceu pela primeira vez, com a reforma protestante, e depois de forma mais acentuada, com a revolução francesa, o católico se encontrou na presença de dois poderes que fazem leis opostas. Muitos deixaram a Igreja para seguir o Estado, outros ao invés disso, permaneceram na Igreja seguindo o Estado. São estes os católicos liberais, que desde o seu surgimento buscaram subordinar a Igreja ao Estado e alcançaram o seu escopo com o Concílio Vaticano II, exultando com a nota declaração de o “Vaticano II foi o 1789 da Igreja”.

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Igor Safarevic: “As Origens Heréticas do Anarco/Social/Comunismo”

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Padre Curzio Nitoglia

Tradução: Gederson Falcometa

 

Socialismo, anarquismo e liberalismo econômico

Já tratamos do Anarquismo e das suas relações com o Social/comunismo e com o Liberalismo econômico libertário também chamado “Anarco/liberalismo econômico” ou “Anarco/Capitalismo”.

No presente artigo veremos, baseando-nos sobre o ótimo livro de Igor Safarevic, “O socialismo como fenômeno histórico mundial” (Moscou, 1977, tr. It., Milão, La Casa di Matriona, 1980, Milão – Viterbo, Effediefe, 1999), as origens hereticais comuns aos movimentos socialistas, comunistas e libertários.

Essas doutrinas (Anarquismo, Liberalismo econômico e Social/comunismo), como escrevemos no artigo sobre o anarquismo, publicado neste site, são substancialmente similares (autonomia do homem de qualquer ser e valor) e acidentalmente diferentes (ditadura da plutocracia para o liberalismo econômico e ditadura do proletariado para o comunismo, enquanto o anarquismo é um misto de liberalismo econômico libertário e de comunismo enquanto quer chegar a sociedade sem classes como o social/comunismo, mas imediatamente e individualisticamente sem passar pela revolução cientificamente e coletivamente organizada pelo proletariado marxistizado).

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A regra de fé protestante conduz ao racionalismo

Artigo III.

A regra protestante de fé, considerada teologicamente, se demonstra conduzir ao racionalismo.

Extrato do livro “O protestantismo e a Regra de Fé, vol.I Milão-Genova 1854, pág. 208-220 Parte I. Seção II. Capítulo III

Padre Giovanni Perro, S.J.

Professor de Teologia no Colégio Romano

                                                 Tradução: Gederson Falcometa

O racionalismo, seja vulgar, científico ou filosófico, é a tumba das crenças religiosas ou da fé cristã. A razão humana se faz para este arbitro e juiz supremo da revelação ou para falar com maior precisão dos termos, substitui a revelação por si mesma destruindo e anulando-a até mesmo tirando a sua noção. O sobrenaturalismo por isso não tem mais lugar; lhe substitui o puro naturalismo. Os livros santos e as doutrinas contidas nos mesmos, não são mais a obra de Deus, mas sim dos frutos da razão elevada a mais alta potência. Pois bem: o racionalismo nasce de um parto com o protestantismo; ao invés disso, devemos dizer que este lhe é o princípio gerador, e aquele a sua prole natural.
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    PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] Velletri, 15 de novembro de 2008 http://www.doncurzionitoglia.com/IpotesiVelletri.htm "Em questões teológicas difíceis e não definidas, deve se dar o próprio parecer com humildade e paz, conformando-se a instrução e a capacidade do ouvinte, insistindo mais na prática da Igreja, exortando a seguir o bom costume; ao invés de deixar-se…
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A Igreja Católica na doutrina de Santo Agostinho

PADRE CURZIO NITOGLIA
[Tradução:Gederson Falcometa]
3 de agosto de 2011
http://www.doncurzionitoglia.com/chiesa_cattolica_e_s_agostino.htm

Prólogo

Monsenhor Brunero Gherardini publicou o seu mais recente trabalho: Católica. Contornos da eclesiologia agostiniana (Torino, Lindau, 2011) [1]. Onde reassume a sua atividade seja de professor de eclesiologia na Lateranense em 1968, seja de Autor de estudos recentes [2] sobre o problema espinhoso da relação entre Tradição e Concílio Vaticano II.

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A questão do liberalismo diz respeito aos mais graves interesses e aos mais fundamentais dogmas do cristianismo.

R. P. Henri Ramière d.C.d.G. (1821-1884)

Da: Les doctrines romaines sur le libéralisme envisagées dans leur rapports avec le dogme chrétien et avec les besoins des societes modernes, Paris 1870 pag. 1-19. Tradução: Gederson Falcometa

 

Antes de tudo é importante esclarecer para vantagem daqueles católicos que não entendem a ligação entre a questão do liberalismo e do dogma católico e que acreditam defender seriamente os interesses da Igreja aconselhando-lhes a separarem-se, sobre este ponto, de sua própria tradição.

I – Origem do liberalismo

Para fazer-lhes compreender que se enganam, basta recordar a sua história recente; digam-nos eles como a doutrina que gostariam que fosse aceita pela Igreja se introduziu no mundo. O sabem bem como nós; até o século passado essa não tinha encontrado um só defensor, nem no interior do cristianismo nem no seio do paganismo. No mundo bárbaro como naquele civilizado foi sempre acordado fundar a garantia das instituições sociais nas crenças religiosas; e Rousseau, quando afirma que nenhum Estado foi jamais fundado sem que a religião lhe servisse de base, não fazia que constatar o testemunho certíssimo da história e resumir os ensinamentos dos filósofos pagãos, como também dos doutores cristãos.

Quando então se pensou repudiar esta constante e universal persuasão do gênero humano? Quem são aqueles novos sábios que inventaram uma teoria ignorada ou rejeitada pelos mestres da antiga sapiência?

Sabemos bem quem são estes sábios; são aqueles que, no século passado, declararam a Jesus Cristo e a sua Igreja uma guerra mortal e que, para triunfar nesta guerra, empreendida segundo eles para o triunfo da verdade e da justiça, fizeram uso das mais malvadas calúnias e das mais audazes mentiras.

Já esta origem é assaz suspeita, e os católicos que hoje se fazem promotores de uma doutrina inventada pelos inimigos mais mortais do catolicismo tem verdadeiramente necessidade de toda a generosidade de seus corações para não tornarem-se cientes do grave risco que correm ao serem chamarizes de uma mistificação infernal. Continue Reading →

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Intolerância doutrinal. Sermão do Cardeal Pie (Primeira parte).


Card. Louis-Édouard Pie

[Tradução: Gederson Falcometa]

Sermão pregado na Catedral de Chartres 1841 e 1847

  

Unus Dominus, una fides, unum baptisma. 

Existe um só Senhor, uma só fé e um só batismo.

(São Paulo aos Efésios, c . IV, v . 5.)

Um sábio disse que as ações do homem são filhas do seu pensamento, e nós mesmos estabelecemos que todos os bens, como também todos os males de uma sociedade, são frutos das máximas boas ou más que essa professa. A verdade no espírito e a virtude no coração são quase inseparáveis e em estreita relação: quando o espírito é presa do demônio da mentira, o coração, se também deu início a obsessão, é assaz próximo a deixar-se levar em baila pelo vicio. A inteligência e a vontade, de fato, são duas irmãs para as quais a sedução é contagiosa; se se vê que a primeira se abandona ao erro, se estenda um piedoso véu sobre a honra da segunda.

E é por isso, meus Irmãos, e é porque não existe algum ataque, alguma lesão na ordem intelectual que não tenha funestas consequências na ordem material, que nós nos empenhamos, seja em combater o mal atacando-o nos seus princípios, seja a secar sua fonte, isto é, as idéias. Entre nós são creditados mil prejuízos: o sofisma, estúpido de ser atacado, invoca a prescrição; o paradoxo se vangloria de haver obtido o direito de cidadania. Os próprios cristãos, que vivem bem no meio desta atmosfera impura, não lhe evitam todo o contágio, mas aceitam muitos erros muito facilmente; muitas vezes cansados de resistir em pontos essenciais, para disfarçar, cedem em outros pontos que parecem a eles menos importantes, não percebendo, e muitas vezes não querendo perceber, aonde eles poderão ser conduzidos pela sua imprudente fragilidade.

Nesta confusão de idéias e de falsas opiniões cabe a nós, sacerdotes de incorruptível verdade, de nos lançarmos no combate protestando com a ação e com a palavra: bom para nós se a rígida inflexibilidade do nosso ensinamento puder impedir o transbordar da mentira, deslegitimar os princípios errôneos que reinam com soberba sobre as inteligências, corrigir os axiomas funestos já afirmados no tempo, e enfim iluminar e purificar a sociedade que ameaça de precipitar, envelhecendo, em um caos de trevas e de desordens em que não lhe será mais possível distinguir a natureza dos seus males e muito menos remediá-los.

O nosso século exclama: Tolerância! Tolerância! Pensa-se que um sacerdote deve ser tolerante, que a religião deve ser tolerante. Meus Irmãos, em cada coisa nada se iguala a franqueza, e eu vos digo sem tergiversar que existe no mundo uma só sociedade que possuí a verdade, e que esta sociedade deve ser necessariamente intolerante. Mas, antes de entrar no argumento, para nos entendermos bem, diferenciemos as coisas coloquemo-las de acordo sobre o sentido das palavras para não fazer confusão.

A tolerância pode ser civil ou teológica, e a primeira não nos diz respeito, me permitirei apenas uma palavras sobre essa; se a lei afirma permitir todas as religiões porque diante dessa são todas igualmente boas ou realmente porque o poder público é incompetente para tomar uma posição sobre este tema, esta lei é ímpia e atéia, porque professa não já a tolerância civil como a definiremos, mas a tolerância dogmática e, com uma neutralidade criminal, justifica nos indivíduos a indiferença religiosa mais absoluta. Se ao contrário a lei, reconhecendo que uma só religião é boa, sustenta e permite somente o tranquilo exercício das outras religiões, essa nisto, como já se observou antes de mim, pode ser sábia e necessária segundo as circunstâncias. Se existem momentos em que é preciso dizer com o famoso condestável [*]:Une foi, une loi; Uma só fé, uma só lei, existem outros em que é preciso dizer como Fenélon ao filho de Thiago II: «Concedeis a todos a tolerância civil, não aprovando tudo de forma indiferente, mas suportando com paciência aquilo que Deus suporta».

Então, deixando a parte este argumento repleto de dificuldade, e dedicando me a questão propriamente religiosa e teológica, irei expor os dois princípios seguintes:

1º A religião que provém do céu é verdade e é intolerante para com as doutrinas.

2º A religião que vem do céu é caridade, e é plena de tolerância para com as pessoas.

Rezemos a Maria para que nos venha em socorro e invoque para nós o Espírito de verdade e de caridade: Spiritum veritatis et pacis. Ave Maria.

[*] Se trata verossimilmente de Anne de Montmorency (1493-1567), connétable de França, a tinha por lema: une foi, une loi, un roi. [N.d.T.I.]

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A “MENTIRA” DO JUDEU-CRISTIANISMO

A “REGRESSÃO” JUDAIZANTE DO VATICANO II:

A “MENTIRA” DO JUDEU-CRISTIANISMO

 

DON CURZIO NITOGLIA

[Tradução: Gederson Falcometa]

6 de fevereiro de 2010

Publicado originalmente no SPES

http://www.doncurzionitoglia.com/menzogna_del_giudeocristianesimo.htm

 

                                                        

   Prólogo

 

Saiu recentemente em italiano um interessante livro do rabino Jacob Neusner [1], que volta a 1991 (Jews and Cristians. The Myth of a Commun Tradition) com respeito à relação entre judaísmo e cristianismo. É decididamente um livro contra a corrente, porque sustenta e – estou certo – prova que “entre hebraísmo e cristianismo […] não existe e nunca jamais existiu um diálogo. O conceito de uma tradição hebraico-cristã […] é somente um mito, no pior sentido: uma mentira” [2].

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