S. FRANCISCO DE SALES: O VERDADEIRO FUNDAMENTO

San Pietro in trono con i san­ti Gio­van­ni Bat­tista e Pao­lo, Cima da Conegliano, 1516.
São Fran­cis­co de Sales
Con­tro­vér­sias
Tradução: Ged­er­son Fal­cometa

 

A posição supre­ma que teve São Pedro na Igre­ja mil­i­tante, em razão da qual é chama­do fun­da­men­to da Igre­ja, como chefe e gov­er­nador, não vai além da autori­dade do seu Mestre, antes, lhe é ape­nas uma par­tic­i­pação; de modo que São Pedro não é fun­da­men­to da hier­ar­quia fora de Nos­so Sen­hor, mas em Nos­so Sen­hor, tan­to que nós o chamamos San­to Padre em Nos­so Sen­hor, fora do qual não seria nada. […] Fun­da­men­to é então, Nos­so Sen­hor, e assim tam­bém São Pedro, mas com uma notáv­el difer­ença, que, a com­parar com um, se pode tam­bém afir­mar que o out­ro não o é. Ver­dadeira­mente, Nos­so Sen­hor é fun­da­men­to e fun­dador, fun­da­men­to sem out­ro fun­da­men­to, fun­da­men­to da Igre­ja Nat­ur­al, Mosaica e Evangéli­ca, fun­da­men­to per­pé­tuo e imor­tal, fun­da­men­to da mil­i­tante e daque­la tri­un­fante, fun­da­men­to de si mes­mo, fun­da­men­to da nos­sa fé, esper­ança e cari­dade e do val­or dos Sacra­men­tos. São Pedro é fun­da­men­to, mas não fun­dador de toda a Igre­ja, fun­da­men­to, mas fun­da­do sobre um out­ro fun­da­men­to que é Nos­so Sen­hor, fun­da­men­to ape­nas da Igre­ja Evangéli­ca, fun­da­men­to sujeito a sucessão, fun­da­men­to da Igre­ja mil­i­tante, mas não daque­la tri­un­fante, fun­da­men­to por par­tic­i­pação, fun­da­men­to min­is­te­r­i­al, não abso­lu­to; enfim, admin­istrador e não sen­hor e por nada fun­da­men­to da nos­sa fé, esper­ança e cari­dade, nem do val­or dos Sacra­men­tos.

São Fran­cis­co de Sales, Con­tro­vér­sias, pgs. 79, 279–280

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