Archive | dezembro, 2012

MUNDIALISMO, BENSON, ORWELL E O CARDEAL NEWMAN – 2a parte

Orwell 1984 – Newman e liberalismo

d. CURZIO NITOGLIA

[Tradução: Gederson Falcometa]

28 dicembre 2010

http://www.doncurzionitoglia.com/mondialismo_orwell_e_newman.htm

 

 

a) GEORGE ORWELL “1984”

clip_image001

Prologo

Em 1903 Eric Arthur Blair, verdadeiro nome de George Orwell, nasce em Bengala, onde o pai é funcionário estatal do Reino Unido. Em 1904 retorna a Inglaterra com a mãe. Em 1922 se alista na Polícia imperial indiana em Birmânia. Em 1936 se inscreve no Partido socialista inglês e parte voluntário para ajudar os “vermelhos” na guerra civil espanhola. Porém, ali é perseguido pelos comunistas stalinistas, porque ele é trotzkista; em 1939 é expulso da Espanha como anárquico pelos “vermelhos” (e não por Franco). Em 1946 inicia a elaboração do seu ultimo romance “1984” que desejou intitular “O ultimo homem da Europa” [1]; o termina pouco antes de morrer em Londres em 21 de janeiro de 1950. A sua formação socialista idealista e utopista o acompanhou por toda a vida. O próprio estilo do romance  lhe ressente: não é muito brilhante, antes é comparável a periferia das grandes metrópoles hodiernas, falta esperança, é sombrio e angustiante. Todavia ele intuiu que a sociedade estava se encaminhando para uma homologação e homogeneização mundialista e globalizante, para ele cumprida, porém, pelo comunismo real soviético ou estalinista e não pelo liberalismo maçônico, como para Benson e Newman. O romance é interessante, mas falta a visão teológica da história; capta apenas a dimensão socioeconômica e o lado desumano e totalitário do comunismo absolutista soviético. Os traços que para Orwell caracterizam a sociedade mundialista do futuro “1984” (para Benson foi o “1989”) são o totalitarismo, a perda da memória histórica, a falsificação de todo traço histórico, a perda do contato com o real, a corrupção da linguagem através do barbarismo e neologismos de péssimo gosto, a anulação da identidade do individuo, que se perde na sociedade universal. Todavia permanece um ultimo homem livre, que, porém, será aniquilado sem alguma esperança (da qual como socialista o Autor estava totalmente privado) do poder anônimo da “nova ordem mundial” e da massificação totalitarista.

Continue Reading →

Postagens relacionadas

  • 76
        [Extratos] PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 22 de julho de 2010 http://www.doncurzionitoglia.com/salazar_filosofo_e_uomo.htm        “Ai dos povos que não suportam a superioridade de seus grandes homens! Mais desventurados ainda aqueles onde a política não é ordenada de modo a permitir  aos homens de raro valor a…
    Tags: de, que, do, em, não, se, é
  • 74
      D. CURZIO NITOGLIA 20 de dezembro de 2011 [Tradução: Gederson Falcometa] http://www.doncurzionitoglia.com/fase_2_giudeo_cristianesimo.htm Avan-propósito ·        Antes do Vaticano II a distinção e contraposição entre Cristianismo e Judaísmo talmúdico ou pós-bíblico era pacífica. Infelizmente a distinção não só se enfraqueceu devagar (com João XXIII) mas foi revertida com Nostra Aetate e pelo ensinamento de…
    Tags: de, que, do, é, em, não, um, uma, mundialismo
  • 69
    A “REGRESSÃO” JUDAIZANTE DO VATICANO II: A “MENTIRA” DO JUDEU-CRISTIANISMO   DON CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 6 de fevereiro de 2010 Publicado originalmente no SPES http://www.doncurzionitoglia.com/menzogna_del_giudeocristianesimo.htm                                                               Prólogo   Saiu recentemente em italiano um interessante livro do rabino Jacob Neusner [1], que volta a 1991 (Jews and…
    Tags: de, do, que, é, em, não
  • 66
      “Quem não está disposto a arriscar-se por suas ideias, ou não vale nada ou não aplica nada de suas ideias”  (Ezra Pound) Don Curzio Nitoglia [Tradução: Gederson Falcomenta]  Publicado originalmente no SPES – SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOCIOPOLÍTICOS SANTO TOMÁS DE AQUINO O caro amigo Dr. Domenico Savino, em 8…
    Tags: de, que, é, não, se, em, com, para, por
  • 65
    d. CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] O paganismo (1) nega a liberdade humana, a onipotência criadora e a providência divina, em mundo governado pelo destino. Para o cristianismo – ao contrário – a história esta nas mãos de Deus onipotente que toma cuidado do mundo, conduzindo a humanidade, através de…
    Tags: de, que, não, é, do, uma
  • 64
    TEMAS DO SERMÃO Evangelho do primeiro domingo após o Natal do Senhor: "José e Maria...", que é dividido em três partes. No primeiro tema do sermão, sobre a graça e a glória de Jesus Cristo, como está escrito: "Aprende onde está a sabedoria". O primeiro tema, sobre a pobreza, como…
    Tags: que, de, é, do, para
  • 63
    PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 20 de Julho de 2011 http://www.doncurzionitoglia.com/dottrina_sociale_pio_xii.htm    “Em todas as partes hoje a vida das Nações foi desintegrada pelo culto cego do valor numérico” (Pio XII, Radiomensagem 24.12.1944)   Proêmio   Já vimos qual é a concepção política clássica e escolástica. Agora devemos ver…
    Tags: de, que, é, não, do, um, se
  • 62
      PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 2 de abril de 2011 http://www.doncurzionitoglia.com/matrimonio_amore_caritas.htm * ·         Depois de ter visto o que é a verdadeira Caridade sobrenatural e tê-la distinta antes de tudo do amor natural (que é bom mas imperfeito) e sobretudo do erotismo freudiano, que hoje invadiu todas as…
    Tags: de, que, é, não, se, do, para, em
  • 62
    PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 2 de julho de 2012 http://www.doncurzionitoglia.com/pigrizia_e_abbattimento_difetti.htm “São vivificados pelo Espírito aqueles que não atribuem ao próprio eu toda ciência que sabem e desejam saber, mas a referem, com a palavra e o exemplo, ao Altíssimo Deus, ao qual pertence todo bem” (S. Francisco de…
    Tags: de, que, do, se, é, com, não, para
  • 61
        PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 27 de junho de 2011 http://www.doncurzionitoglia.com/matrimonio_bellezza_e_serieta.htm * No sentimentalismo se busca a “consolação sensível”, ou seja, o “prazer” e se pode cair fácilmente na desordem ascética (aparicionismo) e moral. Esta é a consequência prática do erro ascético do Americanismo ou teórico do…
    Tags: de, que, é, se, não, do, um, em, para
  • 61
    Se nos revoltamos ou fazemos finta de não ver o mal que está diante de nós, perdemos a paz. Se ao invés o aceitamos e o sublimamos com a Fé e a Caridade...
    Tags: de, não, que, é, se, do, em
  • 61
      d. CURZIO NITOGLIA 10 de julho de 2012 [Tradução: Gederson Falcometa] http://www.doncurzionitoglia.com/consegne_ai_militanti.htm     “É todo um mundo que deve ser refeito, a partir do fundamento, transformando-lhe de selvático em humano e de humano em divino, isto é, segundo o Coração de Deus” (Pio XII, 10 de fevereiro de…
    Tags: de, é, que, não, do, se, um, para, em
  • 61
    Pio XI, a Mit brennender Sorge (1937) e Pio XII   [Extratos] PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 19 de outubro de 2009 http://www.doncurzionitoglia.com/chiesa_e_nazismo.htm     O que é uma concordata? Quando a Santa Sé estipula uma concordata com um governo, quer apenas premunir os católicos sujeitos àquele governo de…
    Tags: de, que, do, uma, em, não
  • 59
      São Leão Magno Sermão n° 23: «Natal do Senhor» Já muitas vezes, caríssimos, ouvistes falar e fostes instruídos a respeito do mistério da solenidade de hoje; porém, assim como a luz visível enche sempre de prazer os olhos sadios, também aos corações retos não cessa de causar regozijo a…
    Tags: que, de, do, não, em
  • 58
    Gederson Falcometa De fato a Resistência vive dias de confusão e discórdia. A razão dessa discórdia é exatamente que a polêmica dos milagres, não teve fim, aja vista que, o amigo Augusto, autor do texto, que agora comento, ainda toca nela. Nós que defendemos a possibilidade de Milagres fora da…
    Tags: que, de, não, é, do, se
  • 57
      PADRE CURZIO NITOGLIA 19 de dezembro de 2009 http://www.doncurzionitoglia.com/scienza_politica_tomistica.html [Tradução: Gederson Falcometa] Publicado originalmente no SPES - SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOCIOPOLÍTICOS SANTO TOMÁS DE AQUINO “A prudência em relação ao bem comum se chama política” (S. Th., II-II, q. 47, a. 10, in corpore)   Política como “prudência social” A…
    Tags: que, de, não, é, um, em, do, uma, se, para
  • 57
        De Padre Giuseppe Pace [Tradução: Gederson Falcometa]   Este artigo foi escrito pelo já falecido Padre Giuseppe Pace em 1978, que depois foi publicado no volume Zibaldone (de Frei Galdino da Pescarenico, Editiones Sancti Michaelis, pg. 42-45). Apesar de o artigo ressentir de elementos ligados ao tempo em…
    Tags: de, que, se, não, é
  • 56
    Dois amores, duas cidades: Via modernorum I Gustavo Corção A infiltração nominalista na Civilização Ocidental Moderna. Antes de iniciarmos o exame dos diversos aspectos da Civilização Ocidental Moderna, convém determo-nos na consideração mais acurada e mais abstraia dos principais fatores desse importante período da história. Atrás dissemos que o triunfo…
    Tags: de, se, em, é, um, uma
  • 55
      Gederson Falcometa Em resposta aos Comentários Eleison de Mons. Williamson sobre os milagres eucarísticos de Buenos Aires, o Rev. P. Ernesto Cardozo escreveu o texto que tem título homônimo ao deste artigo, porém, a questão que ele levantou encontra resposta positiva (há milagres fora do corpo visível da Igreja…
    Tags: de, que, não, se
  • 55
    Extraído do livro Getsemani  Cardeal Giuseppe Siri [Tradução: Gederson Falcometa] Se voltamos atrás a quarenta anos, veremos nos escritos de alguns teólogos , um renovado interesse acerca da relação entre aquilo que se chamava, até então, ordem natural e ordem sobrenatural. É indispensável entender que isto não é um argumento…
    Tags: de, que, do, é, em, não, para
  • 55
    La Civiltà Cattolica anno 59° vol. 2 (fasc. 1388, 10 aprile 1908), Roma 1908 pag. 170-187.                                        I. A contradição teórica e a hipocrisia prática inerente por necessidade lógica a absurdidade do modernismo – como acenávamos nos precedentes artigos1, comprovando as afirmações da encíclica com os testemunhas de chefes de…
    Tags: de, que, do, se, é
  • 54
      d. CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 2 de abril de 2012 http://www.doncurzionitoglia.com/pace_anima2.htm     SEGUNDA PARTE * A aceitação de si   ·         Muitas vezes temos dificuldade de aceitar a vontade de Deus, queremos fazer aquilo que gostamos, mas algumas circunstâncias que não nos agradam se apresentam a nossa…
    Tags: de, que, não, é, com
  • 53
    Esta sentença de Santo Tomás se enquadra bem a Cassani, naquilo que diz respeito a liberdade de religião e de culto, que ele propõe em sua obra [1]. O erro...
    Tags: de, que, é, não, se
  • 53
    DON CURZIO NITOGLIA [tradução: Gederson Falcometa] 20 abril 2010 http://www.doncurzionitoglia.com/Principe_Cristiano_Vs_Principe_Machiavelli.htm Introdução Maquiável, depois de Dante e mais que Dante, nega a ordem política indicada por S. Tomás no De regimine principum. O Aquinate quis reunir a Sociedade a Deus, Maquiável queria uma política autônoma da moral e de Deus. O príncipe…
    Tags: que, de, é, do, não, se, para, em
  • 52
    CONDITIO SINE QUA NON PARA A INSTAURAÇÃO  DO REINO SOCIAL DE CRISTO d. CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 19 agosto 2011 http://www.doncurzionitoglia.com/uomo_animale_politico.htm   Contra o erro ‘por defeito’ do Liberalismo-laicista e ‘por excesso’ do Angelismo-clericalista Atualidade do problema São Pio X na Carta Encíclia Iucunda Sane (Março de 1904) explica que,…
    Tags: de, é, não, que, do, se, em, por

O SIONISMO: TRIUNFO APARENTE E FIM REAL DE ISRAEL?

DON CURZIO NITOGLIA

[Tradução: Gederson Falcometa]

16 febbraio 2010

http://www.doncurzionitoglia.com/sionismo_trionfo_e_fine_israele.htm

clip_image001

·         Saiu em 2005, traduzido do original em língua inglesa (2004), um interessante livro, ainda que não condivisível in toto, de Yakov M. Rabkin [1], professor do Departamento de História da Universidade de Montreal, visiting scholar em Yale University e também em Tel Aviv.

Uma das surpresas que nos reserva o professor canadense de origem russa-israelense, e então não acusável de anti-“semitismo”, é aquela segundo a qual «entre os sustentadores incondicionais de Israel existem mais ‘cristãos’ que hebreus» [2]. Segundo «o pregador ‘evangelista’ Jerry Falwell […], a fundação do Estado de Israel em 1948 é a “a prova que o retorno de Jesus Cristo esta próximo” » [3].

Tal idéia é levada adiante não só pelos judeus sionistas, mas sobretudo pelos “cristãos evangélicos” [4] e – acrescento eu – pelos “católicos/modernistas” a partir do Concílio “Econômico” [5] Vaticano II e a Declaração Nostra Aetate de 1965 até os nossos dias. Na verdade, o “17 [6] de janeiro de 2010, ouvimos o coro do Templo Maior hebraico romano cantar diante de Bento XVI “Esperamos o Messias”.

Continue Reading →

Postagens relacionadas

  • 72
    Uma disparidade de opiniões e de cifras PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 10 de fevereiro de 2011 http://www.doncurzionitoglia.com/sionismo_e_genocidio_palestinesi.htm Introdução Padre Giovanni Sale escreveu um interessante artigo na revista La Civiltà Cattolica, caderno 3854 de 15 de janeiro de 2011, intitulado “A fundação do Estado de Israel e o problema…
    Tags: de, que, os, sionismo, israel
  • 62
      PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradulção: Gederson Falcometa] 9 de março de 2009 http://www.doncurzionitoglia.com/EliaBenamozegh.htm      Benamozegh (Livorno 1823-1900) biblista, talmudista e cabalista, foi um dos maiores rabinos italianos do século XX. Nasceu de uma família sefardita, originária do Marrocos, passou toda a sua vida em Livorno, exercitando o ofício de…
    Tags: de, que, do, um, israel
  • 59
      São Leão Magno Sermão n° 23: «Natal do Senhor» Já muitas vezes, caríssimos, ouvistes falar e fostes instruídos a respeito do mistério da solenidade de hoje; porém, assim como a luz visível enche sempre de prazer os olhos sadios, também aos corações retos não cessa de causar regozijo a…
    Tags: que, de, do, em
  • 58
    TEMAS DO SERMÃO Evangelho do primeiro domingo após o Natal do Senhor: "José e Maria...", que é dividido em três partes. No primeiro tema do sermão, sobre a graça e a glória de Jesus Cristo, como está escrito: "Aprende onde está a sabedoria". O primeiro tema, sobre a pobreza, como…
    Tags: que, de, do, os
  • 57
        [Extratos] PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 22 de julho de 2010 http://www.doncurzionitoglia.com/salazar_filosofo_e_uomo.htm        “Ai dos povos que não suportam a superioridade de seus grandes homens! Mais desventurados ainda aqueles onde a política não é ordenada de modo a permitir  aos homens de raro valor a…
    Tags: de, que, do, em
  • 57
    A “REGRESSÃO” JUDAIZANTE DO VATICANO II: A “MENTIRA” DO JUDEU-CRISTIANISMO   DON CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 6 de fevereiro de 2010 Publicado originalmente no SPES http://www.doncurzionitoglia.com/menzogna_del_giudeocristianesimo.htm                                                               Prólogo   Saiu recentemente em italiano um interessante livro do rabino Jacob Neusner [1], que volta a 1991 (Jews and…
    Tags: de, do, que, em
  • 55
    Pio XI, a Mit brennender Sorge (1937) e Pio XII   [Extratos] PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 19 de outubro de 2009 http://www.doncurzionitoglia.com/chiesa_e_nazismo.htm     O que é uma concordata? Quando a Santa Sé estipula uma concordata com um governo, quer apenas premunir os católicos sujeitos àquele governo de…
    Tags: de, que, do, em
  • 54
    d. CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] O paganismo (1) nega a liberdade humana, a onipotência criadora e a providência divina, em mundo governado pelo destino. Para o cristianismo – ao contrário – a história esta nas mãos de Deus onipotente que toma cuidado do mundo, conduzindo a humanidade, através de…
    Tags: de, que, do, os
  • 52
      Fides et forma - Francesco Colafemina   [Tradução: Gederson Falcometa] Um secretário de Estado que incita repetidamente o Papa a assinar um “protocolo de renúncia ao Papado”. Uma Igreja destruída pelos inimigos no seu interior. O escândalo da pedofilia, com um dos seus centros na diocese de Century City…
    Tags: de, que, um, os
  • 52
    Orwell 1984 - Newman e liberalismo d. CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 28 dicembre 2010 http://www.doncurzionitoglia.com/mondialismo_orwell_e_newman.htm     a) GEORGE ORWELL “1984” Prologo Em 1903 Eric Arthur Blair, verdadeiro nome de George Orwell, nasce em Bengala, onde o pai é funcionário estatal do Reino Unido. Em 1904 retorna a Inglaterra com…
    Tags: de, do, que, em, um
  • 51
    Fonte: Fides et Forma Tradução: Gederson Falcometa Carta Encíclica "VERITATIS SPLENDOR" do Sumo Pontífice João Paolo II   Capitulo 32. 32. Em algumas correntes do pensamento moderno, chegou-se a exaltar a liberdade até ao ponto de se tornar um absoluto, que seria a fonte dos valores. Nesta direção, movem-se as doutrinas que perderam…
    Tags: de, do, que, um, em
  • 51
      Da Apocalíptica ao Mundialismo hebraíco/sionista Don Curzio Nitoglia [Tradução: Gederson Falcometa] * «Quem quer fazer Teologia não pode ignorar o problema hebraico e quem faz política non pode não recorrer a Teologia». * Literatura apocalíptica ·         A Apocalíptica não é para ser confundida com o Apocalipse de São João, que «no…
    Tags: de, do, que, os, israel, um
  • 50
      D. CURZIO NITOGLIA 20 de dezembro de 2011 [Tradução: Gederson Falcometa] http://www.doncurzionitoglia.com/fase_2_giudeo_cristianesimo.htm Avan-propósito ·        Antes do Vaticano II a distinção e contraposição entre Cristianismo e Judaísmo talmúdico ou pós-bíblico era pacífica. Infelizmente a distinção não só se enfraqueceu devagar (com João XXIII) mas foi revertida com Nostra Aetate e pelo ensinamento de…
    Tags: de, que, do, em, um

Sermão de Natal de São Leão Magno

 

64086_457758494271505_60796606_n

São Leão Magno

Sermão n° 23: «Natal do Senhor»

Já muitas vezes, caríssimos, ouvistes falar e fostes instruídos a respeito do mistério da solenidade de hoje; porém, assim como a luz visível enche sempre de prazer os olhos sadios, também aos corações retos não cessa de causar regozijo a natividade do Senhor.

Jamais devemos deixá-la transcorrer em silêncio, embora não possamos condignamente explaná-la, pois aquela palavra: “a sua geração, quem a poderá explicar?” se refere certamente não só ao mistério pelo qual o Filho de Deus é co-eterno com o Pai, mas ainda a este nascimento em que “o Verbo se fez carne”.

O Filho de Deus, que é Deus como seu Pai, que recebe do Pai sua mesma natureza, Criador e Senhor de tudo, que está presente em toda parte e transcende o universo inteiro, na seqüência dos tempos que, de sua providência dependem, escolheu para si este dia, a fim de, em prol da salvação do mundo, nele nascer da bem-aventurada Virgem Maria, conservando intacto o pudor de sua mãe. A virgindade de Maria não foi violada no parto, como não fora maculada na conceição, “a fim de que se cumprisse – diz o evangelista – o que foi pronunciado pelo Senhor, através do profeta Isaías: Eis que uma virgem conceberá no seu seio e dará à luz um filho, ao qual chamarão Emanuel, que quer dizer Deus conosco”.

Continue Reading →

Postagens relacionadas

  • 77
    A “REGRESSÃO” JUDAIZANTE DO VATICANO II: A “MENTIRA” DO JUDEU-CRISTIANISMO   DON CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 6 de fevereiro de 2010 Publicado originalmente no SPES http://www.doncurzionitoglia.com/menzogna_del_giudeocristianesimo.htm                                                               Prólogo   Saiu recentemente em italiano um interessante livro do rabino Jacob Neusner [1], que volta a 1991 (Jews and…
    Tags: de, do, que, em, não
  • 77
    Se nos revoltamos ou fazemos finta de não ver o mal que está diante de nós, perdemos a paz. Se ao invés o aceitamos e o sublimamos com a Fé e a Caridade...
    Tags: de, não, que, deus, do, em
  • 76
    Pio XI, a Mit brennender Sorge (1937) e Pio XII   [Extratos] PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 19 de outubro de 2009 http://www.doncurzionitoglia.com/chiesa_e_nazismo.htm     O que é uma concordata? Quando a Santa Sé estipula uma concordata com um governo, quer apenas premunir os católicos sujeitos àquele governo de…
    Tags: de, que, do, em, não
  • 76
      O Padre Cardozo, ele próprio é a imagem do caos que instaurou, como podemos ler: Em 2014 era contra os milagres fora da Igreja; Em novembro de 2015 aceitava; Em dezembro do mesmo ano passado, mudou de idéia de novo. Se o Padre Trincado não tivesse dado a conhecer…
    Tags: de, que, não, do
  • 76
    Unavox/Agosto 2012 A graça de estado De Padre... um sacerdote da Fraternidade [Tradução: Gederson Falcometa] A maior parte daqueles que acreditam ter, o dever de defender a política de Menzingen, ultimamente tem utilizado o argumento da obediência ao Superior, em razão da sua graça de estado. De que se trata?…
    Tags: de, que
  • 75
        [Extratos] PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 22 de julho de 2010 http://www.doncurzionitoglia.com/salazar_filosofo_e_uomo.htm        “Ai dos povos que não suportam a superioridade de seus grandes homens! Mais desventurados ainda aqueles onde a política não é ordenada de modo a permitir  aos homens de raro valor a…
    Tags: de, que, do, em, não
  • 69
      d. CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 2 de abril de 2012 http://www.doncurzionitoglia.com/pace_anima2.htm     SEGUNDA PARTE * A aceitação de si   ·         Muitas vezes temos dificuldade de aceitar a vontade de Deus, queremos fazer aquilo que gostamos, mas algumas circunstâncias que não nos agradam se apresentam a nossa…
    Tags: de, que, não, deus
  • 68
     Padre Roger Thomas CalmelTradução: Gederson FalcometaMais atual do que nunca é este texto do Padre Roger Thomas Calmel, um dos primeiros sacerdotes a ter pressentido e resistido a crise na Igreja que se difundia já rapidamente nos anos 60. Neste ele mostra as grandes linhas do comportamento do católico que…
    Tags: que, de, do, deus
  • 68
    PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 2 de julho de 2012 http://www.doncurzionitoglia.com/pigrizia_e_abbattimento_difetti.htm “São vivificados pelo Espírito aqueles que não atribuem ao próprio eu toda ciência que sabem e desejam saber, mas a referem, com a palavra e o exemplo, ao Altíssimo Deus, ao qual pertence todo bem” (S. Francisco de…
    Tags: de, que, do, deus, não
  • 65
    d. CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] O paganismo (1) nega a liberdade humana, a onipotência criadora e a providência divina, em mundo governado pelo destino. Para o cristianismo – ao contrário – a história esta nas mãos de Deus onipotente que toma cuidado do mundo, conduzindo a humanidade, através de…
    Tags: de, que, não, do
  • 65
      Uma pessoa me enviou o link, para o texto de um amigo que critica a afirmação de que a posição do Padre Cardozo “não existe nada de católico na Igreja Conciliar” é uma forma de sedevacantismo absoluto (eclesiavacantismo). O texto foi escrito por um amigo, que também julgo não…
    Tags: que, não, de
  • 64
    Extrato do Capítulo XIII Em quais coisas a Igreja não é infalível   Do livro: Da opinião ao Dogma 15 de agosto de 1953 Padre Sisto Cartechini, S. J. [Tradução: Gederson Falcometa]     Milagres, aparições e relíquias   Especialmente entorno aos milagres antigos, não aqueles narrados na Sagrada Escritura, são transmitidos…
    Tags: de, não, que
  • 64
    Esta sentença de Santo Tomás se enquadra bem a Cassani, naquilo que diz respeito a liberdade de religião e de culto, que ele propõe em sua obra [1]. O erro...
    Tags: de, que, não
  • 64
    Inocêncio XI assim concluí o decreto do S. Ofício de 4 de março de 1679 acerca dos vários erros morais: «Finalmente, a fim de que os doutores, ou seja, os escolásticos ou qualquer um no futuro, se abstenham de disputas injuriosas, e para que se providencie conservar a paz e…
    Tags: de, que, do
  • 62
      Gederson Falcometa Em resposta aos Comentários Eleison de Mons. Williamson sobre os milagres eucarísticos de Buenos Aires, o Rev. P. Ernesto Cardozo escreveu o texto que tem título homônimo ao deste artigo, porém, a questão que ele levantou encontra resposta positiva (há milagres fora do corpo visível da Igreja…
    Tags: de, que, não
  • 62
      Fides et forma - Francesco Colafemina   [Tradução: Gederson Falcometa] Um secretário de Estado que incita repetidamente o Papa a assinar um “protocolo de renúncia ao Papado”. Uma Igreja destruída pelos inimigos no seu interior. O escândalo da pedofilia, com um dos seus centros na diocese de Century City…
    Tags: de, que, não
  • 61
    Gederson Falcometa A confusão e a desordem seguem de vento em popa no apostolado do Padre Cardozo. Agora veio a público a exigência da assinatura de um termo de adesão ao catolicismo [1]. Lembrou muito bem um amigo, que como prescreve o CDC de 1917 [2], um herege, um apóstata…
    Tags: de, que, do
  • 61
    A causa do caos na Resistência é a heresia da ação, de que fala D. Chautard no livro "A alma de todo apostolado". Ação sem reflexão é o que leva um Padre vir a público e escrever Comentários Anti-Eleison, porque a palavra Eleison, vem do grego, significa "ter piedade", "compadecer-se". Sendo…
    Tags: que, de, do
  • 61
      PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 14 de maio de 2011 http://www.doncurzionitoglia.com/vero_e_falso_cristianesimo.htm   ● A VERDADEIRA VIDA não consiste unica e exclusivamente em se alimentar e beber, em divertir-se e provar emoções e prazeres. Tudo isto sozinho não tem saída, não tem fim nem ideal: leva a morte sem…
    Tags: de, deus, não, que
  • 61
    Gederson Falcometa De fato a Resistência vive dias de confusão e discórdia. A razão dessa discórdia é exatamente que a polêmica dos milagres, não teve fim, aja vista que, o amigo Augusto, autor do texto, que agora comento, ainda toca nela. Nós que defendemos a possibilidade de Milagres fora da…
    Tags: que, de, não, do
  • 60
      La Civiltà Cattolica Roma 1908. [Tradução: Gederson Falcometa] A crítica está na boca de todos: é o mérito da idade moderna. E se fosse mérito sincero, haveria razão para aprecia-la: a crítica verdadeira é o exame glorioso da verdade, seja científica ou religiosa. Mas muitas vezes é mérito falso:…
    Tags: de, que, do
  • 59
      PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 2 de abril de 2011 http://www.doncurzionitoglia.com/matrimonio_amore_caritas.htm * ·         Depois de ter visto o que é a verdadeira Caridade sobrenatural e tê-la distinta antes de tudo do amor natural (que é bom mas imperfeito) e sobretudo do erotismo freudiano, que hoje invadiu todas as…
    Tags: de, que, não, do, deus, em
  • 59
    Orwell 1984 - Newman e liberalismo d. CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 28 dicembre 2010 http://www.doncurzionitoglia.com/mondialismo_orwell_e_newman.htm     a) GEORGE ORWELL “1984” Prologo Em 1903 Eric Arthur Blair, verdadeiro nome de George Orwell, nasce em Bengala, onde o pai é funcionário estatal do Reino Unido. Em 1904 retorna a Inglaterra com…
    Tags: de, do, que, em, não
  • 59
    A história do assédio Turco a Viena e de uma batalha heroica que mudou o destino da Europa e do Mundo.   Em 11 de setembro de 1683 trezentos mil guerreiros chamados de todos os lugares do Império Otomano tem Viena sob Assédio. São comandados pelo Grão Visir Kara Mustafa,…
    Tags: de, em, do, que
  • 59
    DON CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 16 febbraio 2010 http://www.doncurzionitoglia.com/sionismo_trionfo_e_fine_israele.htm ·         Saiu em 2005, traduzido do original em língua inglesa (2004), um interessante livro, ainda que não condivisível in toto, de Yakov M. Rabkin [1], professor do Departamento de História da Universidade de Montreal, visiting scholar em Yale University e…
    Tags: de, que, do, em

O esquema preparatório sobre a liberdade religiosa

Liberdade religiosa: documentos para um “status quaestionis”

Disputationes Theologicae

Um obstáculo teológico

 

A ultima exposição completa da doutrina tradicional da “tolerância” antes da votação sobre a “liberdade religiosa”

 

O texto que segue, extraído das Documenta Concílio Oecumenico Vaticano II amparando a Constitutio De Ecclesia, c. 9, faz parte dos arquivos públicos do Vaticano II e da sua preparação que, até agora tem permanecido praticamente ignorada. Talvez a maneira muitas vezes ideológica com a qual se trata a história conciliar contribuiu para o seu “sepultamento”.

Entre o anúncio do Concílio, em 15 de janeiro de 1959 e a sua abertura em 11 de outubro de 1962, uma intensa atividade teve lugar no seio de doze comissões e três secretarias encarregadas de preparar os textos que seriam discutidos pelos bispos.

A elaboração dos documentos dogmáticos sobre a Igreja, o depósito da fé, as fontes de revelação, a moral social e individual, foi confiada a Comissão teológica presidida pelo Cardeal Alfredo Ottaviani, que na época dirigia o Santo Ofício. Tratava-se das constituições destinadas a formar a espinha dorsal da assembleia em preparação.

À medida que os trabalhos avançavam, fortíssimas tensões se manifestavam entre a Comissão Teológica e o Secretariado pela unidade dos cristãos, presidida pelo Cardeal Agostino Bea, este tinha acrescentado ao projeto sobre o ecumenismo, do qual era encarregado, alguns desenvolvimentos sobre a liberdade religiosa. A questão teórica central debatida era a questão da relação entre a Igreja e o Estado: essa foi tratada tanto pelo esquema sobre a Igreja, no capítulo 9, como por aquele sobre a liberdade religiosa, originariamente sob um título praticamente idêntico nos dois textos, mas segundo inspirações diametralmente opostas.

O texto do Secretariado para a unidade, derivante daquele que foi chamado o Documento de Friburgo substituía a doutrina tradicional da tolerância possível no trato com o erro por aquela do direito a liberdade. Quando foi apresentado diante da Comissão preparatória central, em junho de 1962, um certo número de membros a declararam inaceitável pela doutrina católica, baseada nos pronunciamentos do magistério a partir do fim do século XVIII. A Comissão teológica havia da sua parte precisado o conteúdo do capítulo 9 do De Ecclesia para regular o problema da liberdade religiosa, partindo dos princípios. Segundo uma séria hipótese este texto não seria outro que a recuperação por parte do Padre Gagnebet, encarregado da redação, de um documento que havia já preparado para o Santo Ofício em 1958. Este escrito devia condenar as idéias de Jacques Maritain e de Jon Courtney Murray. Apenas a morte de Pio XII lhe havia impedido a publicação [1]. Seria esta a última condenação da liberdade religiosa antes do Vaticano II.

Decide-se reunir, nos três meses que restavam antes da abertura do Vaticano II, uma comissão mista (membros da Comissão teológica e membros do Secretariado pela unidade) que, de fato, não se reuniu nunca. Por outro lado, qual compromisso poderia ter elaborado?

Então, tudo teria se desenvolvido duranto o Concílio: o capítulo 9 do De Eccesia teria sido aprovado e então teria invalidado o texto sobre a liberdade religiosa, ou este ultimo teria sido votado e a doutrina do capítulo 9 teria perecido.

Se pode tranquilamente afirmar que qualquer um desses representava respectivamente a ponta afiada de dois projetos opostos concernentes ao Concílio que estava para abrir-se. Como é notável, durante a primeira sessão, no outono de 1962, “a escola teológica romana”, segundo expressão em voga na época, foi imediatamente colocada em minoria e consequentemente, o conjunto dos esquemas preparados pela Comissão teológica, foi varrido sem serem examinados. O texto sobre a liberdade religiosa do Secretariado para unidade permanecia então, sem um concorrente. Esse foi adotado em 7 de dezembro de 1965.

Propomos aqui a tradução do Capítulo 9 do De Ecclesia na sua ultima redação, isto é, tal como foi colocado nas mãos dos Padres conciliares, antes da abertura da assembleia, e que constituí de tal modo uma espécie de limite: com todo o seu aparato de referência, que estimo útil reproduzir lhe integralmente, essa é a ultima e certamente a melhor síntese daquilo que foi a doutrina da Igreja sobre a questão até ao Concílio.

Abbé Claude Barthe

Continue Reading →

Postagens relacionadas

  • 58
    Don Curzio Nitoglia 27 de maio de 2011 [Tradução Gederson Falcometa] http://www.doncurzionitoglia.com/liberta_religiosa_e_tradizione.htm     O Decreto sobre a Liberdade Religiosa(Dignitatis humanae, 7 de dezembro de 1965) é uma contradição com a tradição apostólica e o magistério constante da Igreja resumido no Direito Público Eclesiástico. .  Se veja S. Gregorio Nazianzeno (+…
    Tags: de, que, religiosa, liberdade
  • 53
    Unavox/Agosto 2012 A graça de estado De Padre... um sacerdote da Fraternidade [Tradução: Gederson Falcometa] A maior parte daqueles que acreditam ter, o dever de defender a política de Menzingen, ultimamente tem utilizado o argumento da obediência ao Superior, em razão da sua graça de estado. De que se trata?…
    Tags: de, que
  • 52
      La Civiltà Cattolica, anno XLI, serie XIV, vol. VIII (fasc. 968, 8 de outubro de 1890) Roma 1890 pag. 167-182.   Liberdade de consciência     Rev. Pe. Francesco Salis Seewis S.J.  [Tradução: Gederson Falcometa] I. Verdadeira noção de liberdade de consciência. L’Opinione escrevia sob o título Liberdade de Consciência (n. 220) o que…
    Tags: de, que, liberdade, religiosa

Exámen crítico del gobierno representativo en la sociedad moderna – P. Luis Tapparelli D’Azeglio S.J.

[issuu viewMode=singlePage width=650 height=500 embedBackground=%2325408f pageNumber=8 backgroundColor=%23222222 documentId=121214131518-565f1620b89f42b5aa2f5447d59019cd name=ex_men_cr_tico_del_gobierno_representa_tomo_1_prim username=gedersonfalcometa tag=aphologetic unit=px v=2]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui para fazer download do livro

 

Catecismo popular acerca del protestantismo para uso del pueblo – Pe. Juan Perrone S.J.

[issuu viewMode=singlePage width=650 height=500 embedBackground=%2325408f pageNumber=272 backgroundColor=%23222222 documentId=121120123137-c2a0a7e9b84f47c68650d6e52d95601c name=catecism_acerca_del_protestantismo username=gedersonfalcometa tag=aphologetic unit=px v=2]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui para fazer download do livro

 

Postagens relacionadas

  • 79
    [issuu viewMode=singlePage width=750 height=600 embedBackground=%2325408f pageNumber=444 backgroundColor=%23222222 documentId=121119072927-5527359116b54e4c81546a02b374cb40 name=el_protestantismo_y_la_regla_de_fe username=gedersonfalcometa tag=news unit=px v=2]                                 111
    Tags: b, c, documentid, backgroundcolor=%, f, pagenumber, v, unit=px, username=gedersonfalcometa, embedbackground=%
  • 60
    [issuu viewMode=singlePage width=750 height=600 embedBackground=%2325408f pageNumber=362 backgroundColor=%23222222 documentId=121120121144-78cab4d6cac9476b9951da57e7d48c79 name=tratado_de_la_verdadera_religion username=gedersonfalcometa tag=aphologetic unit=px v=2]                                   Clique aqui para fazer download do livro.
    Tags: d, tag=aphologetic, username=gedersonfalcometa, c, b, unit=px, clique, do, livro, download

O BEM DO TODO É MAIOR QUE O BEM DA PARTE

 

d. CURZIO NITOGLIA

[Tradução: Gederson Falcometa]

8 de agosto de 2011

http://www.doncurzionitoglia.com/bene_del_tutto_e_della_parte.htm

“Civitas propter cives, non cives propter civitatem”

·Contra o comunitarismo (“o bem de todos”) a sã filosofia ensina que a Sociedade não é o Fim absoluto, o bem ao qual os cidadãos são ordenados, mas a Sociedade é ordenada ao bem comum dos cidadãos (“civitas propter cives, et non cives propter civitatem”). Por isso é preciso entender bem o significado do axioma “o bem do todo é superior ao bem da parte”, para não cair no absolutismo comunitarista, ou seja, no “culto da Comunidade” ou do seu “Chefe absoluto”, que destrói os indivíduos.

 ·A comunidade (ou o “bem do todo”) não deve absorver, mas deve proteger os direitos do indivíduo e da família (“o bem da parte”). Essa intervém apenas onde a família e o setor privado não conseguem sozinhos (v. o princípio de subsidiariedade) [1].

 ·O Cardeal Alfredo Ottaviani ensina: “individuus non est pro Statu, sed Status pro individuo”, o Estado (ou “bem do todo”) é para os cidadãos, não vice-versa, ou seja, a pessoa não é uma engrenagem da Sociedade como uma engrenagem de relógio. É preciso que o Estado (“o todo”) respeite a pessoa (“a parte”) provida de uma natureza racional, criada a imagem e semelhança de Deus, dotada de uma alma espiritual e de intelecto e vontade, e então, livre para fazer o bem e aberta para conhecer o verdadeiro que a conduzirá a vida sobrenatural. O Estado (ou “o bem do todo”), portanto, não deve jamais obstaculizar ou inculcar o conhecimento da verdade e a prática do bem da pessoa (“o bem da parte”), antes a deve favorecer. Quando se iniciaram as escavações sob o altar da Basílica de São Pedro, para ver se realmente ali estava o corpo do Apóstolo, a quem faziam notar a Pio XII o risco daquela operação, o Papa respondia: “A Igreja não deve ter medo da verdade!”.

 ·Além disso, a Comunidade ou Sociedade deve procurar também e secundariamente o bem estar comum temporal do homem, defendendo os seus direitos e a sua dignidade: a vida, a integridade física, as comodidades temporais, a educação intelectual, moral e espiritual [2].

Continue Reading →

Postagens relacionadas

  • 74
      Don Curzio Nitoglia [Tradução: Gederson Falcometa]   A natureza da autoridade A sociedade é uma união moral de muitos homens, para agir em vista do bem comum. A causa final da sociedade é o bem estar comum temporal; a causa material são as pessoas; a causa eficiente é Deus…
    Tags: de, que, é, não, do, ou, sociedade, para, um, uma
  • 72
      PADRE CURZIO NITOGLIA 19 de dezembro de 2009 http://www.doncurzionitoglia.com/scienza_politica_tomistica.html [Tradução: Gederson Falcometa] Publicado originalmente no SPES - SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOCIOPOLÍTICOS SANTO TOMÁS DE AQUINO “A prudência em relação ao bem comum se chama política” (S. Th., II-II, q. 47, a. 10, in corpore)   Política como “prudência social” A…
    Tags: que, de, não, é, um, ou, do, uma, bem, para
  • 68
      d. CURZIO NITOGLIA 10 de julho de 2012 [Tradução: Gederson Falcometa] http://www.doncurzionitoglia.com/consegne_ai_militanti.htm     “É todo um mundo que deve ser refeito, a partir do fundamento, transformando-lhe de selvático em humano e de humano em divino, isto é, segundo o Coração de Deus” (Pio XII, 10 de fevereiro de…
    Tags: de, é, que, não, do, ou, um, para, ao, nitoglia
  • 67
    DON CURZIO NITOGLIA 6 de março de 2010 [Tradução: Gederson Falcometa] http://www.doncurzionitoglia.com/PioXII_e_scomunica_comunismo.htm Introdução: justiça e atualidade da condenação Pio XII, através da Sagrada Congregação do Santo Oficío emanou três documentos sobre a natureza do comunismo e a sua incompatibilidade com o cristianismo. 1º)Um ‘Decreto geral” (1º de julho de 1949),…
    Tags: de, que, uma, é, do, um, não, para, ou, nitoglia
  • 60
    CONDITIO SINE QUA NON PARA A INSTAURAÇÃO  DO REINO SOCIAL DE CRISTO d. CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 19 agosto 2011 http://www.doncurzionitoglia.com/uomo_animale_politico.htm   Contra o erro ‘por defeito’ do Liberalismo-laicista e ‘por excesso’ do Angelismo-clericalista Atualidade do problema São Pio X na Carta Encíclia Iucunda Sane (Março de 1904) explica que,…
    Tags: de, é, não, que, do, ou, ao, curzio, nitoglia, don
  • 60
    DON CURZIO NITOGLIA [tradução: Gederson Falcometa] 20 abril 2010 http://www.doncurzionitoglia.com/Principe_Cristiano_Vs_Principe_Machiavelli.htm Introdução Maquiável, depois de Dante e mais que Dante, nega a ordem política indicada por S. Tomás no De regimine principum. O Aquinate quis reunir a Sociedade a Deus, Maquiável queria uma política autônoma da moral e de Deus. O príncipe…
    Tags: que, de, é, do, não, para, sociedade, curzio, nitoglia, don
  • 57
      Da Apocalíptica ao Mundialismo hebraíco/sionista Don Curzio Nitoglia [Tradução: Gederson Falcometa] * «Quem quer fazer Teologia não pode ignorar o problema hebraico e quem faz política non pode não recorrer a Teologia». * Literatura apocalíptica ·         A Apocalíptica não é para ser confundida com o Apocalipse de São João, que «no…
    Tags: de, do, que, é, não, um, para, nitoglia, curzio, don
  • 55
      d. CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 21 de maio de 2011  http://www.doncurzionitoglia.com/miglioramento_carattere_temperam.htm O CARÁTER   Natureza do caráter O caráter é o modo de ser habitual de um homem, que o distingue dos outros e lhe dá uma personalidade intelectual, moral, e psicológica propriamente sua. O caráter é distinto…
    Tags: de, é, não, do, que, ou, um, curzio, don
  • 54
      In memoria di Shahbaz Bhatti   d. CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 23 marzo 2011 http://www.doncurzionitoglia.com/vera_e_falsa_caritas.htm http://youtu.be/G-ki-HQ2Fv0 Prólogo Hoje se fala muito, talvez até mesmo demais, de “caridade” (“muito dela se  fala e menos dela se tem”, diz o provérbio). Mas que coisa é a verdadeira Caridade? No presente…
    Tags: de, que, é, não, ou, do, nitoglia, don, curzio
  • 53
    Miguel Ayuso PADRE CURZIO NITOGLIA 7 de julho de 2011 http://www.doncurzionitoglia.com/forma_societa_stati_liberta_reli.htm   [Tradução: Gederson Falcometa]   Publicado originalmente no SPES – SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOCIOPOLÍTICOS SANTO TOMÁS DE AQUINO     •  “A heresia de um indivíduo, com o laicismo liberal, torna-se social e política” (M. Ayuso)   • “Da forma dada à…
    Tags: de, que, não, é, nitoglia, curzio, don
  • 53
      DON  CURZIO  NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 31 marzo 2010 http://www.doncurzionitoglia.com/conciliarismo_e_gallicanesimo.htm         Concílio de Constança   “Roma é o ultimo refúgio daqueles que erraram e se arrependeram contra a dureza daqueles que pensam não ter nunca errado”.   O Conciliarismo ·        É um erro eclesiológico, segundo o qual o…
    Tags: de, do, que, é, não, nitoglia, curzio, don
  • 53
    - PRIMEIRA  PARTE - PRIMEIRA  PARTE SECONDA e TERZA  PARTE QUARTA  PARTE   d. Curzio Nitoglia 29 de abril de 2011 [Tradução: Gederson Falcometa] http://www.doncurzionitoglia.com/devozione_spirito_santo.htm   A devoção ao Espírito Santo -Primeira Parte-     Comumente se considera que, a devoção ao Espírito Santo seja qualquer coisa  reservada as almas…
    Tags: que, de, é, do, ou, não, ao, nitoglia, curzio, don
  • 53
        A tese de Cassiciacum  O Papado material Para um debate sereno    Don Curzio Nitoglia [Tradução: Gederson Falcometa]   «Nesta passagem do Evangelho de Marcos (VI, 47-56) está escrito justamente que a Nave (ou seja, a Igreja) se encontrava no meio do mar, enquanto Jesus estava sozinho em…
    Tags: de, não, que, é, curzio, nitoglia, don
  • 53
    ESPIRITUALIDADE CATÓLICA E RELIGIOSIDADE ORIENTALIZANTE d. CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 25 agosto 2011 http://www.doncurzionitoglia.com/falso_misticismo_e_vera_mistica.htm   O falso misticismo Já falamos da verdadeira mística[1] neste site (v.***). No presente artigo resta ver qual é a sua falsificação, que é o falso misticismo. Este perverte sobretudo a verdadeira noção do estado…
    Tags: de, que, do, é, ou, não, uma, um, nitoglia, don
  • 50
    PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução:Gederson Falcometa] 3 de agosto de 2011 http://www.doncurzionitoglia.com/chiesa_cattolica_e_s_agostino.htm Prólogo Monsenhor Brunero Gherardini publicou o seu mais recente trabalho: Católica. Contornos da eclesiologia agostiniana (Torino, Lindau, 2011) [1]. Onde reassume a sua atividade seja de professor de eclesiologia na Lateranense em 1968, seja de Autor de estudos recentes…
    Tags: de, é, não, ou, nitoglia, curzio, don
  • 50
      D. CURZIO NITOGLIA 20 de dezembro de 2011 [Tradução: Gederson Falcometa] http://www.doncurzionitoglia.com/fase_2_giudeo_cristianesimo.htm Avan-propósito ·        Antes do Vaticano II a distinção e contraposição entre Cristianismo e Judaísmo talmúdico ou pós-bíblico era pacífica. Infelizmente a distinção não só se enfraqueceu devagar (com João XXIII) mas foi revertida com Nostra Aetate e pelo ensinamento de…
    Tags: de, que, do, é, não, um, uma, sociedade

Powered by WordPress. Designed by WooThemes

Seguir

Obtenha todo novo post entregue na caixa de entrada do seu email.

Junte-se a outros seguidores