Archive | agosto, 2013

A relação entre a ordem natural e sobrenatural em Henri de Lubac

Extraído do livro Getsemani

 Cardeal Giuseppe Siri

[Tradução: Gederson Falcometa]

Se voltamos atrás a quarenta anos, veremos nos escritos de alguns teólogos , um renovado interesse acerca da relação entre aquilo que se chamava, até então, ordem natural e ordem sobrenatural. É indispensável entender que isto não é um argumento abstrato, uma especulação “diletante” para não ter consequências de longa duração no pensamento e na vida da Igreja. Seja em teologia ou em filosofia e na ciência experimental, poucos argumentos, poucos casos são absolutamente neutros.

O P. Henri de Lubac (1) havia formulado naquele período considerações novas, não absolutamente novas, mas apresentadas com uma linguagem nova e com aplicações particulares. Em 1946 publicava o seu livro “O Sobrenatural”, onde expressou todo o seu pensamento de então (2). Afirmava que a ordem sobrenatural está necessariamente implicada na natural. Como consequência deste conceito foi que fatalmente o dom da ordem sobrenatural não era gratuito porque era devido a natureza. Então, excluída a gratuidade da ordem sobrenatural, a natureza pelo mesmo fato que existe se identifica com o sobrenatural. Qual foi a razão adotada? O raciocínio fundamental pode ser expresso assim: o ato intelectual comporta a possibilidade de referir-se a noção do infinito e, por isso, o sobrenatural é implicado na natureza humana per sé.

Continue Reading →

Postagens relacionadas

  • 62
        [Extratos] PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 22 de julho de 2010 http://www.doncurzionitoglia.com/salazar_filosofo_e_uomo.htm        “Ai dos povos que não suportam a superioridade de seus grandes homens! Mais desventurados ainda aqueles onde a política não é ordenada de modo a permitir  aos homens de raro valor a…
    Tags: de, que, do, em, não, é
  • 61
    A “REGRESSÃO” JUDAIZANTE DO VATICANO II: A “MENTIRA” DO JUDEU-CRISTIANISMO   DON CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 6 de fevereiro de 2010 Publicado originalmente no SPES http://www.doncurzionitoglia.com/menzogna_del_giudeocristianesimo.htm                                                               Prólogo   Saiu recentemente em italiano um interessante livro do rabino Jacob Neusner [1], que volta a 1991 (Jews and…
    Tags: de, do, que, é, em, não
  • 60
    TEMAS DO SERMÃO Evangelho do primeiro domingo após o Natal do Senhor: "José e Maria...", que é dividido em três partes. No primeiro tema do sermão, sobre a graça e a glória de Jesus Cristo, como está escrito: "Aprende onde está a sabedoria". O primeiro tema, sobre a pobreza, como…
    Tags: que, de, é, do, para
  • 57
      PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 2 de abril de 2011 http://www.doncurzionitoglia.com/matrimonio_amore_caritas.htm * ·         Depois de ter visto o que é a verdadeira Caridade sobrenatural e tê-la distinta antes de tudo do amor natural (que é bom mas imperfeito) e sobretudo do erotismo freudiano, que hoje invadiu todas as…
    Tags: de, que, é, não, do, para, deus, em
  • 57
      São Leão Magno Sermão n° 23: «Natal do Senhor» Já muitas vezes, caríssimos, ouvistes falar e fostes instruídos a respeito do mistério da solenidade de hoje; porém, assim como a luz visível enche sempre de prazer os olhos sadios, também aos corações retos não cessa de causar regozijo a…
    Tags: que, de, do, não, em, deus
  • 56
    Se nos revoltamos ou fazemos finta de não ver o mal que está diante de nós, perdemos a paz. Se ao invés o aceitamos e o sublimamos com a Fé e a Caridade...
    Tags: de, não, que, é, deus, do, em
  • 55
    d. CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] O paganismo (1) nega a liberdade humana, a onipotência criadora e a providência divina, em mundo governado pelo destino. Para o cristianismo – ao contrário – a história esta nas mãos de Deus onipotente que toma cuidado do mundo, conduzindo a humanidade, através de…
    Tags: de, que, não, é, do
  • 55
    Orwell 1984 - Newman e liberalismo d. CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 28 dicembre 2010 http://www.doncurzionitoglia.com/mondialismo_orwell_e_newman.htm     a) GEORGE ORWELL “1984” Prologo Em 1903 Eric Arthur Blair, verdadeiro nome de George Orwell, nasce em Bengala, onde o pai é funcionário estatal do Reino Unido. Em 1904 retorna a Inglaterra com…
    Tags: de, do, é, que, em, não, para
  • 54
    PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 2 de julho de 2012 http://www.doncurzionitoglia.com/pigrizia_e_abbattimento_difetti.htm “São vivificados pelo Espírito aqueles que não atribuem ao próprio eu toda ciência que sabem e desejam saber, mas a referem, com a palavra e o exemplo, ao Altíssimo Deus, ao qual pertence todo bem” (S. Francisco de…
    Tags: de, que, do, é, deus, não, para
  • 54
      d. CURZIO NITOGLIA 10 de julho de 2012 [Tradução: Gederson Falcometa] http://www.doncurzionitoglia.com/consegne_ai_militanti.htm     “É todo um mundo que deve ser refeito, a partir do fundamento, transformando-lhe de selvático em humano e de humano em divino, isto é, segundo o Coração de Deus” (Pio XII, 10 de fevereiro de…
    Tags: de, é, que, não, do, para, em, deus
  • 52
      D. CURZIO NITOGLIA 20 de dezembro de 2011 [Tradução: Gederson Falcometa] http://www.doncurzionitoglia.com/fase_2_giudeo_cristianesimo.htm Avan-propósito ·        Antes do Vaticano II a distinção e contraposição entre Cristianismo e Judaísmo talmúdico ou pós-bíblico era pacífica. Infelizmente a distinção não só se enfraqueceu devagar (com João XXIII) mas foi revertida com Nostra Aetate e pelo ensinamento de…
    Tags: de, que, do, é, em, não
  • 51
      d. CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 2 de abril de 2012 http://www.doncurzionitoglia.com/pace_anima2.htm     SEGUNDA PARTE * A aceitação de si   ·         Muitas vezes temos dificuldade de aceitar a vontade de Deus, queremos fazer aquilo que gostamos, mas algumas circunstâncias que não nos agradam se apresentam a nossa…
    Tags: de, que, não, deus, é
  • 51
    Pio XI, a Mit brennender Sorge (1937) e Pio XII   [Extratos] PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 19 de outubro de 2009 http://www.doncurzionitoglia.com/chiesa_e_nazismo.htm     O que é uma concordata? Quando a Santa Sé estipula uma concordata com um governo, quer apenas premunir os católicos sujeitos àquele governo de…
    Tags: de, que, do, em, não
  • 50
    Gederson Falcometa De fato a Resistência vive dias de confusão e discórdia. A razão dessa discórdia é exatamente que a polêmica dos milagres, não teve fim, aja vista que, o amigo Augusto, autor do texto, que agora comento, ainda toca nela. Nós que defendemos a possibilidade de Milagres fora da…
    Tags: que, de, não, é, do
  • 50
      PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 14 de maio de 2011 http://www.doncurzionitoglia.com/vero_e_falso_cristianesimo.htm   ● A VERDADEIRA VIDA não consiste unica e exclusivamente em se alimentar e beber, em divertir-se e provar emoções e prazeres. Tudo isto sozinho não tem saída, não tem fim nem ideal: leva a morte sem…
    Tags: de, é, deus, não, que
  • 50
    PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 20 de Julho de 2011 http://www.doncurzionitoglia.com/dottrina_sociale_pio_xii.htm    “Em todas as partes hoje a vida das Nações foi desintegrada pelo culto cego do valor numérico” (Pio XII, Radiomensagem 24.12.1944)   Proêmio   Já vimos qual é a concepção política clássica e escolástica. Agora devemos ver…
    Tags: de, que, é, não, do

Versão eletrônica do livro “La Iglesia e el mundo moderno – El progresismo de Congar y otros teologos recientes” – Padre Julio Meinvielle

Clique aqui para baixar o livro on-line.

 

“La Iglesia e el mundo moderno – El progresismo de Congar y otros teologos recientes”

Tabla de contenidos de la versión digital

 

PROLOGO 4

Capítulo I

EL MISTERIO DE LA IGLESIA EN VATICANO II 7

La Iglesia, una Realidad de Salvación que viene de la Trinidad y que nos vincula con la misma Trinidad 7

La Iglesia cumple el misterio salvífico del hombre incorporándolo a sí mismo, Cuerpo Místico, cuya cabeza es Cristo 8

La Iglesia, Realidad jurídica y carismática a la vez 10

La Iglesia, Pueblo de Dios 11

Los Poderes jerárquicos en la Iglesia 15

Una monarquía pura con una aristocracia conjunta 17

La índole escatológica de la Iglesia peregrinante y su unión con la Iglesia celestial 19

La Virgen, Madre de la Iglesia 20

Continue Reading →

Postagens relacionadas

  • 72
                “El mundo se había perdido por la desobediencia a la voluntad divina. La reparación moral comporta una vuelta de la voluntad hacia Dios por medio de un acto exactamente contrario a la falta, y no podía ser, por lo tanto, efectuada sino por un…
    Tags: de, el, en, iglesia
  • 55
      Fray Maseo En el contexto de lo que viene ocurriendo en las filas de la Resistencia o Tradición católica en Brasil, pensamos que la turbación, el escándalo y la confusión suscitados exceden el marco de lo meramente doctrinal, y la vera explicación hay que buscarla en otro terreno. La…
    Tags: de, y, el, en
  • 55
      “El diablo tienta prometiendo o dando las cosas de Dios. Lo mismo que Dios nos ha de dar si tenemos espero y fidelidad. Cristo podía procurarse pan con esperar un poco –“y los ángeles se lo sirvieron”- sin necesidad de un milagro. El diablo nos empuja, nos precipita, es…
    Tags: de, y, en, el
  • 51
    Unavox/Agosto 2012 A graça de estado De Padre... um sacerdote da Fraternidade [Tradução: Gederson Falcometa] A maior parte daqueles que acreditam ter, o dever de defender a política de Menzingen, ultimamente tem utilizado o argumento da obediência ao Superior, em razão da sua graça de estado. De que se trata?…
    Tags: de

ELIAS BENAMOZEGH, CRISTIANISMO E JUDAISMO

 

PADRE CURZIO NITOGLIA

[Tradulção: Gederson Falcometa]

9 de março de 2009

http://www.doncurzionitoglia.com/EliaBenamozegh.htm

 

clip_image001

 

 Benamozegh (Livorno 1823-1900) biblista, talmudista e cabalista, foi um dos maiores rabinos italianos do século XX. Nasceu de uma família sefardita, originária do Marrocos, passou toda a sua vida em Livorno, exercitando o ofício de rabino. O seu pensamento é respeitável, iluminante e sobretudo atual.

O rabino livornese (mestre do pai de Hélio Toaff, ex-rabino chefe de Roma, que acolheu João Paulo II na sinagoga romana em 13 de abril de 1986, onde pronunciou a famigerada frase sobre “hebreus nossos irmãos maiores a Fé”) conhece um jovem católico de Lion, Aimé Pallière o qual se encontrava «a busca de uma experiência religiosa que não encontrava mais no Catolicismo… Pallière mostrou a intenção de converter-se ao hebraísmo, mas Benamozegh o dissuade; o jovem francês havia para Benamozegh uma tarefa particular, quase providencial, que poderia cumprir apenas permanecendo cristão; Pallière devia ser o mensageiro da… doutrina dos Noaquitas, segundo a qual os hebreus haviam a função de sacerdotes do gênero humano… Para se dar conta desta missão, Pallière não tinha necessidade de converter-se, mas apenas de “purificar” a própria religião de alguns erros: a encarnação e a Trindade»1.

Continue Reading →

Postagens relacionadas

  • 71
    A “REGRESSÃO” JUDAIZANTE DO VATICANO II: A “MENTIRA” DO JUDEU-CRISTIANISMO   DON CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 6 de fevereiro de 2010 Publicado originalmente no SPES http://www.doncurzionitoglia.com/menzogna_del_giudeocristianesimo.htm                                                               Prólogo   Saiu recentemente em italiano um interessante livro do rabino Jacob Neusner [1], que volta a 1991 (Jews and…
    Tags: de, do, que, é, judaísmo
  • 63
    TEMAS DO SERMÃO Evangelho do primeiro domingo após o Natal do Senhor: "José e Maria...", que é dividido em três partes. No primeiro tema do sermão, sobre a graça e a glória de Jesus Cristo, como está escrito: "Aprende onde está a sabedoria". O primeiro tema, sobre a pobreza, como…
    Tags: que, de, é, do, para
  • 62
    DON CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 16 febbraio 2010 http://www.doncurzionitoglia.com/sionismo_trionfo_e_fine_israele.htm ·         Saiu em 2005, traduzido do original em língua inglesa (2004), um interessante livro, ainda que não condivisível in toto, de Yakov M. Rabkin [1], professor do Departamento de História da Universidade de Montreal, visiting scholar em Yale University e…
    Tags: de, que, do, um, israel
  • 57
        [Extratos] PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 22 de julho de 2010 http://www.doncurzionitoglia.com/salazar_filosofo_e_uomo.htm        “Ai dos povos que não suportam a superioridade de seus grandes homens! Mais desventurados ainda aqueles onde a política não é ordenada de modo a permitir  aos homens de raro valor a…
    Tags: de, que, do, se, é
  • 56
      D. CURZIO NITOGLIA 20 de dezembro de 2011 [Tradução: Gederson Falcometa] http://www.doncurzionitoglia.com/fase_2_giudeo_cristianesimo.htm Avan-propósito ·        Antes do Vaticano II a distinção e contraposição entre Cristianismo e Judaísmo talmúdico ou pós-bíblico era pacífica. Infelizmente a distinção não só se enfraqueceu devagar (com João XXIII) mas foi revertida com Nostra Aetate e pelo ensinamento de…
    Tags: de, que, do, é, um, judaísmo
  • 53
    PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 20 de Julho de 2011 http://www.doncurzionitoglia.com/dottrina_sociale_pio_xii.htm    “Em todas as partes hoje a vida das Nações foi desintegrada pelo culto cego do valor numérico” (Pio XII, Radiomensagem 24.12.1944)   Proêmio   Já vimos qual é a concepção política clássica e escolástica. Agora devemos ver…
    Tags: de, que, é, do, um, se
  • 53
    La Civiltà Cattolica anno 59° vol. 2 (fasc. 1388, 10 aprile 1908), Roma 1908 pag. 170-187.                                        I. A contradição teórica e a hipocrisia prática inerente por necessidade lógica a absurdidade do modernismo – como acenávamos nos precedentes artigos1, comprovando as afirmações da encíclica com os testemunhas de chefes de…
    Tags: de, que, do, se, é
  • 51
    Orwell 1984 - Newman e liberalismo d. CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 28 dicembre 2010 http://www.doncurzionitoglia.com/mondialismo_orwell_e_newman.htm     a) GEORGE ORWELL “1984” Prologo Em 1903 Eric Arthur Blair, verdadeiro nome de George Orwell, nasce em Bengala, onde o pai é funcionário estatal do Reino Unido. Em 1904 retorna a Inglaterra com…
    Tags: de, do, é, que, um, para, se

Receita para tempos de Crise

clip_image001

Padre Roger Thomas Calmel

Tradução: Gederson Falcometa

Mais atual do que nunca é este texto do Padre Roger Thomas Calmel, um dos primeiros sacerdotes a ter pressentido e resistido a crise na Igreja que se difundia já rapidamente nos anos 60. Neste ele mostra as grandes linhas do comportamento do católico que deve buscar força na vida interior para não deixar-se transportar para a corrente dos erros e contribuir com a restauração da Igreja, restauração que deve começar na nossa alma.

“Em um período particularmente difícil, da vida da Igreja, em um tempo onde os socorros e os suprimentos mais necessários progressivamente vão diminuindo, devemos tomar cuidado de permanecer recolhidos em Deus, silenciosos, fervorosos na oração; antes de tudo para não esquecer o ensinamento da experiência e isto quer dizer que o essencial não poderá jamais nos faltar; então, para ter a força de impedir, segundo as nossas forças, a extensão do caos e da anarquia que perturbam as almas e as perdem.

Continue Reading →

Postagens relacionadas

  • 63
        [Extratos] PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 22 de julho de 2010 http://www.doncurzionitoglia.com/salazar_filosofo_e_uomo.htm        “Ai dos povos que não suportam a superioridade de seus grandes homens! Mais desventurados ainda aqueles onde a política não é ordenada de modo a permitir  aos homens de raro valor a…
    Tags: de, que, do, em, não, se, é
  • 57
    TEMAS DO SERMÃO Evangelho do primeiro domingo após o Natal do Senhor: "José e Maria...", que é dividido em três partes. No primeiro tema do sermão, sobre a graça e a glória de Jesus Cristo, como está escrito: "Aprende onde está a sabedoria". O primeiro tema, sobre a pobreza, como…
    Tags: que, de, é, do, para
  • 55
    A “REGRESSÃO” JUDAIZANTE DO VATICANO II: A “MENTIRA” DO JUDEU-CRISTIANISMO   DON CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 6 de fevereiro de 2010 Publicado originalmente no SPES http://www.doncurzionitoglia.com/menzogna_del_giudeocristianesimo.htm                                                               Prólogo   Saiu recentemente em italiano um interessante livro do rabino Jacob Neusner [1], que volta a 1991 (Jews and…
    Tags: de, do, que, é, em, não
  • 54
      d. CURZIO NITOGLIA 10 de julho de 2012 [Tradução: Gederson Falcometa] http://www.doncurzionitoglia.com/consegne_ai_militanti.htm     “É todo um mundo que deve ser refeito, a partir do fundamento, transformando-lhe de selvático em humano e de humano em divino, isto é, segundo o Coração de Deus” (Pio XII, 10 de fevereiro de…
    Tags: de, é, que, não, do, se, na, para, em, deus
  • 50
    Cap. VIII das Conferências Espirituais (Londres, 1859) Padre Frederick William FABER (1814-1863), do Oratório   Causar escândalo é falta grave, mas receber escândalo é falta mais grave ainda. Implica maior maldade em nós e faz maior dano aos outros. Nada escandaliza mais rápido do que a rapidez em se escandalizar.…
    Tags: de, que, é, não, padre
  • 50
      PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 2 de abril de 2011 http://www.doncurzionitoglia.com/matrimonio_amore_caritas.htm * ·         Depois de ter visto o que é a verdadeira Caridade sobrenatural e tê-la distinta antes de tudo do amor natural (que é bom mas imperfeito) e sobretudo do erotismo freudiano, que hoje invadiu todas as…
    Tags: de, que, é, não, se, do, para, deus, em
  • 50
      Gederson Falcometa Em resposta aos Comentários Eleison de Mons. Williamson sobre os milagres eucarísticos de Buenos Aires, o Rev. P. Ernesto Cardozo escreveu o texto que tem título homônimo ao deste artigo, porém, a questão que ele levantou encontra resposta positiva (há milagres fora do corpo visível da Igreja…
    Tags: de, que, não, se

Powered by WordPress. Designed by WooThemes

Seguir

Obtenha todo novo post entregue na caixa de entrada do seu email.

Junte-se a outros seguidores