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Luz do Apocalipse

R. Th. Calmel O.P.

 

TEOLOGIA DA HISTÓRIA

 

CAPÍTULO SEGUNDO

[Tradução: Gederson Falcometa]  

 

 

Ficheiro:Jugement dernier.jpg  

Podem-se encontrar estranhas, complicadas e as vezes até mesmo desconcertantes visões, sempre grandiosas, do Apocalipse de São João. Não se pode porém acusá-lo de fornecer uma idéia milenarista ou progressista da história. Neste não se encontra uma só alusão, por quanto sútil a suponha, a uma ascensão do ser humano para uma super-humanidade, nem a uma transfiguração da Igreja militante em um Igreja onde não existem mais pecadores ou que cessem de ser um alvo aos ataques das duas Bestas. Sob qualquer forma que se apresente, o mito do progresso é totalmente estranho a revelação do vidente de Patmos; este mito, como veremos, é de fato destruído pelas suas revelações. A razão maior, na perspectiva do Apóstolo João, inspirado pelo Senhor, é a impensável heresia ultramoderna segundo a qual a construção da humanidade através da busca, da ciência e da organização terminaria bem rápido por identificar-se com a Igreja de Deus.

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O Padre Pfeiffer e o falso bispo Moran: é um dever avisar os fiéis

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O “Bispo” Moran com P. Pfeiffer e Gregory Taylor, editor de “The Recusant”

P. Cardozo ao lado de P. Pfeiffer e P. Hewko

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O CULTO DA DIFAMAÇÃO, POR GUSTAVO CORÇÃO

 

DOIS AMORES, DUAS CIDADES

GUSTAVO CORÇÃO

Uma cultura que exalta a glória, e a fama, como os mais altos valores, necessariamente produzirá o valor da difamação, da sátira e da ironia. Se há muitos que se pavoneiam, muitos haverá que se riam. Se abundam os que buscam louvores, abundarão também os vitupérios e as maledicências; e onde a fama é procurada, a difamação é vendida. Surgem na Renascença os profissionais da lisonja ou da difamação conforme a encomenda e o preço. Pietro Aretino pode bem ser o patrono da imprensa marrom, ou dos chantagistas de todos os tempos.

BURCKHARDT: “Aretino apresenta o primeiro caso em que a publicidade é utilizada de maneira abusiva e em grandes proporções para servir fins tão indignos. Não menos infames, por sua intenção, e pelo tom em que estão reduzidos, são os escritos polêmicos que cem anos antes haviam trocado entre si Poggio e seus adversários, mas a diferença reside no fato de não serem esses escritos destinados a imprensa, e sim, apenas, uma publicidade clandestina ou semiclandestina. Aretino, ao contrário, faz negócios com a publicidade mais completa e absoluta. De certo modo pode ser considerado um dos precursores do jornalismo moderno”. La Cultura del Renascimento em Itália, Ed. Escelicer, Madri, 1941, pg 106)

Mais adiante o mesmo autor acrescenta que toda Itália se convertera numa escola de maledicência como jamais se vira igual, ou mesmo se verá na França de Voltaire.

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Para quem não leu, e ainda questiona:

Uma regra de Santo Inácio nos exercícios espirituais

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Mais do mesmo: a retratação do Padre Cardozo

 

O Padre Cardozo, ele próprio é a imagem do caos que instaurou, como podemos ler:

Em 2014 era contra os milagres fora da Igreja;

Em novembro de 2015 aceitava;

Em dezembro do mesmo ano passado, mudou de idéia de novo.

Se o Padre Trincado não tivesse dado a conhecer a sua contradição, os seus fiéis sequer saberiam que suas respostas eram uma retratação pública para algo dito em particular. Toda essa instabilidade só mostra que o caos está nele mesmo, falta-lhe solidez teológica. O Catecismo de São Pio X, ele só descobriu a partir de 28 de fevereiro de 2016. E mesmo assim, como já foi mostrado, faz dele uma leitura errônea [1]. Isso quer dizer que, o Padre que ensina o catecismo e condena Concílios Ecumênicos[2], não conhecia a princípio nem o próprio Catecismo. Se conhecesse o teria usado já em sua primeira defesa. Méritos de D. Williamson, que o fez ler o Catecismo, mas para melhorar, precisa estudar mais teologia, para não fazer leituras errôneas. Onde acaba colocando S. Agostinho, S. Tomás, Cardeal Leipicier e a generalidade dos Padres e Teólogos que aceitam a possibilidade de milagres fora da Igreja, contra o magistério de S. Pio X, que não compreendeu. Esse comportamento do referido Padre, o Papa Leão XIII falou dele como perigoso, quando condenou o americanismo através da Carta Encíclica Testem Benevolentiae, onde escreveu:

Estes perigos, a saber, a confusão entre licença e liberdade, a paixão por discutir e mostrar desprezo sobre qualquer assunto possível, o suposto direito de manter qualquer opinião que se agrade sobre qualquer assunto, e dar-lhe a conhecer ao mundo por meio de publicações, envolveram tanto as mentes na obscuridade que há agora, mais do que nunca, uma necessidade maior do ofício magisterial da Igreja, a fim de que as pessoas não se esqueçam tanto da consciência como do dever”. Testem Benevolentiae, 110 anos

Leão XIII mostra muito bem onde reside o caos. E como o magistério não é efetivamente exercido desde o encerramento do Concílio, temos o esquecimento tanto da consciência como do dever. Razão pela qual, sem nenhum remorso vemos o referido Padre vir a público acusar o Professor Nougué de não ser uma pessoa séria, comparando-o aos modernistas de Roma, dizendo que ele quis corrigir Nosso Senhor (rsrsrsrs), acusando o Padre Trincado de dizer sofismas, mas faz apenas acusações gratuitas sem demonstrar nada. Estranhamos isso, porque é um método notoriamente esquerdista, onde se desqualifica o adversário, para não responder aos argumentos. Algo como vimos na “contestação” de 30 de dezembro de 2015, quando o Padre Cardozo usou o título do livro de S. Tomás, sem no entanto abordar seu conteúdo. A utilização desses subterfúgios para fugir do debate, não tem nada de católico. Ademais, falso testemunho é pecado!

Notas:

[1] Conforme argumentamos no “Comentários a uma resposta sobre a polêmica dos milagres”:

“O fiel que ler com retidão de coração a História eclesiástica verá resplandecer a santidade da Igreja, não só na santidade essencial de sua cabeça invisível, Jesus Cristo, na santidade dos Sacramentos, da Doutrina, das Corporações religiosas, de muitíssimos de membros, mas também na abundância dos dons celestes, dos sagrados carismas, das profecias e milagres com que o Senhor (negando-os às demais religiões) faz brilhar  à face do mundo o dote da santidade que está adornada exclusivamente sua única Igreja.” (Breves noções de história eclesiásticas, n°139, Catecismo de São Pio X).

Mas o que realmente disse Santo Tomás? Teria dito o Doutor Angélico que Deus concedeu as demais religiões fazer milagres? Quantos méritos para Padre Cardozo: estar mais certo que Santo Tomás! Bom, não sabemos de qual afirmação ele fala, não a cita, mas de qualquer modo, afirmar que existem milagres fora da Igreja de forma extraordinária, não significa necessariamente, e automaticamente, que se está afirmando que Deus concedeu às demais religiões fazer milagres.  Bem, como não significa que Deus concedeu a outras religiões salvar os homens, por poder haver salvação de forma extraordinári fora da Igreja. Se Santo Tomás tivesse contradito o Catecismo de São Pio X, ele teria defendido que o milagre da sacerdotisa Vestal, seria não a confirmação de sua virgindade, mas de seu sacerdócio, de seu culto e de sua falsa divindade Vesta. Contudo, não foi o que S. Tomás defendeu. Se estou errado, talvez, você queira trazer para nós em qual lugar S. Tomás cita que Deus concedeu as demais religiões o poder de fazer milagres, pode fazer? O que Santo Tomás disse, está plenamente de acordo com o Catecismo de São Pio X, não o contradiz de modo algum! Quem leu as respostas dadas pelo Professor Nougué, não tem dificuldade nenhuma em constatar isso.

[2] A consagração condenação formal do Concílio é nula. Nossa Senhora não pode aprovar o erro, não pode aprovar que um Padre faça aquilo que só um Papa pode fazer. Se Nossa Senhora pode aceitar que um Padre condene um Concílio Ecumênico, porque também não poderia aceitar que o Padre Cardozo, fizesse a Consagração da Rússia?

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    Pio XI, a Mit brennender Sorge (1937) e Pio XII   [Extratos] PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 19 de outubro de 2009 http://www.doncurzionitoglia.com/chiesa_e_nazismo.htm     O que é uma concordata? Quando a Santa Sé estipula uma concordata com um governo, quer apenas premunir os católicos sujeitos àquele governo de…
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    Extrato do artigo A Tese de Cassiciacum O Papado Material Para um debate sereno Padre Curzio Nitoglia [Tradução: Gederson Falcometa]   ‘Sé vacante’ sim, ‘Igreja Vacante’ não   a)‘Vacante Sé Apostólica’ na morte de cada Papa, sim Os canonistas e os teólogos definem, e então distinguem, o período de Vacância da Sé…
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    Cap. VIII das Conferências Espirituais (Londres, 1859) Padre Frederick William FABER (1814-1863), do Oratório   Causar escândalo é falta grave, mas receber escândalo é falta mais grave ainda. Implica maior maldade em nós e faz maior dano aos outros. Nada escandaliza mais rápido do que a rapidez em se escandalizar.…
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Dois amores, duas cidades: Via modernorum I

Dois amores, duas cidades: Via modernorum I

Gustavo Corção

A infiltração nominalista na Civilização Ocidental Moderna.

Antes de iniciarmos o exame dos diversos aspectos da Civilização Ocidental Moderna, convém determo-nos na consideração mais acurada e mais abstraia dos principais fatores desse importante período da história. Atrás dissemos que o triunfo do Nominalismo pesou mais na história moderna do que a invenção da imprensa, a descoberta da pólvora e a Reforma. Receamos que o leitor se apresse a julgar esque­mática demais nossa tese, e depois se apegue a esse juízo. E não ignoramos que a variedade dos acontecimentos, e até os contrastes das sistematizações fisolóficas, parecem contrariar a ideia de uma influência pertinaz e de certo modo constante.

Na verdade, observam-se muitas oscilações nesses quatro séculos que nos propomos examinar. Sob o ponto de vista das doutrinas económicas praticadas, começa mercantilista, e portan­to fortemente intervencionista, para terminar com o laissez-faire do liberalismo; sob o ponto de vista da relação homem-mundo começou violentamente naturista para terminar violentamente artificialista, oscilando da utopia do Eldorado para a utopia do Brave New World; sob o ponto de vista da relação do homem consigo mesmo, começou por um otimismo exultante e por um sentimento de descoberta, para após quatro séculos terminar num pessimismo acabrunhante, e num sentimento de extravio, desamparo, esquecimento do próprio nome, que chamaríamos com­plexo de Parsifal, para aumentar a coleção das paralisias psíquicas já catalogadas.

Poderíamos prolongar a lista de oscilações, todas elas, en­tretanto, inscritas dentro de certa tonalidade, ou presas aos mes­mos eixos. Para entender bem esse problema precisamos lem­brar o que já dissemos (Vol. I, II) sobre o valor civilizacional das ideias, e será bom reforçarmos a confiança nessa direção do pensamento.

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O SIM E O NÃO NO REINO DA OPINIÃO

La Civiltà Cattolica anno 11° vol. 6, serie IV, Roma 1860.

 

R. P. LUIGI TAPARELLI D’AZEGLIO, S. J.

 

Que me diz o leitor? A opinião é a rainha do mundo?

 

Este é um daqueles problemas equívocos, ao qual se pode justamente responder com um sim não menos com que um não. Para esclarece-lo de suas ambiguidades, o transformaremos em outros dois problemas.

 

«Toca a verdade das coisas conformar-se a opinião dos homens ou a opinião dos homens deve conformar-se com a verdade das coisas»? Se a opinião pudesse transformar as coisas, a dúvida poderia ser razoável. Mas o ser das coisas é independente do nosso pensamento. Opinou-se por séculos segundo o sistema ptolomaico, em seguida segundo o copernicano, nem por isso mudaram os astros o seu curso. Então, a opinião não é a rainha do mundo.

Agora eis um segundo problema. «O homem se guia naturalmente segundo a sua opinião ou contra a sua opinião»? Ou em outros termos: «O homem e a multidão dos homens pode operar sem querer um bem, e querê-lo sem conhecê-lo»?

 

Basta a mais leve tintura de antropologia para responder que não. Se o homem deve operar como homem, é preciso que queira: para querer deve encontrar alguma razão de bem; este bem não o pode encontrar se não com a razão. Então, o operar do homem e da multidão é regulado pela razão. Ora, o juízo da multidão se apela a Opinião pública. Por isso a opinião guia o operar da multidão, e é por consequência a rainha da sociedade.

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    Do Discurso dado por São Carlos Borromeo, no ultimo Sínodo* [Tradução: Gederson Falcometa] Todos somos certamente fracos, o admito, mas o Senhor Deus coloca a nossa disposição meios tais que, se o quisermos, podemos fazer muito. Sem esses, porém, não será possível ter fé no empenho da própria vocação. Façamos o…
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O Senhor não está na compunção: 1 Reis, 19

1 Reis, 19*

1.Quando Acab contou a Jezabel tudo o que fizera Elias, e como ele passara ao fio da espada todos os profetas de Baal,

2.a rainha mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: Que os deuses me tratem com o último rigor, se amanhã, a esta mesma hora, eu não fizer de tua vida o que fizeste da deles.

3.Elias teve medo, e partiu para salvar a sua vida. Chegando a Bersabéia, em Judá, deixou ali o seu servo,

4.e andou pelo deserto um dia de caminho. Sentou-se debaixo de um junípero e desejou a morte: Basta, Senhor, disse ele; tirai-me a vida, porque não sou melhor do que meus pais.

5.Deitou-se por terra, e adormeceu debaixo do junípero. Mas eis que um anjo tocou-o, e disse: Levanta-te e come.

6.Elias olhou e viu junto à sua cabeça um pão cozido debaixo da cinza, e um vaso de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir.

7.Veio o anjo do Senhor uma segunda. vez, tocou-o e disse: Levanta-te e come, porque tens um longo caminho a percorrer.

8.Elias levantou-se, comeu e bebeu e, com o vigor daquela comida, andou quarenta dias e quarenta noites, até Horeb, a montanha de Deus.

9.Chegando ali, passou a noite numa caverna. Então a palavra do Senhor foi-lhe dirigida: Que fazes aqui, Elias?

10.Ele respondeu: Estou devorado de zelo pelo Senhor, o Deus dos exércitos. Porque os israelitas abandonaram a vossa aliança, derrubaram os vossos altares e passaram os vossos profetas ao fio da espada. Só eu fiquei, e querem tirar-me a vida.

11.O Senhor desse-lhe: Sai e conserva-te em cima do monte na presença do Senhor: ele vai passar. Nesse momento passou diante do Senhor um vento impetuoso e violento, que fendia as montanhas e quebrava os rochedos; mas o Senhor não estava naquele vento. Depois do vento, a terra tremeu; mas o Senhor não estava no tremor de terra.

12.Passado o tremor de terra, acendeu-se um fogo; mas o Senhor não estava no fogo. Depois do fogo ouviu-se o murmúrio de uma brisa ligeira.

13.Tendo Elias ouvido isso, cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da caverna. Uma voz disse-lhe: Que fazes aqui, Elias?

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    PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] Velletri, 15 de novembro de 2008 http://www.doncurzionitoglia.com/IpotesiVelletri.htm "Em questões teológicas difíceis e não definidas, deve se dar o próprio parecer com humildade e paz, conformando-se a instrução e a capacidade do ouvinte, insistindo mais na prática da Igreja, exortando a seguir o bom costume; ao invés de deixar-se…
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Padre Sisto Cartechini, S.J.: A Igreja, os milagres, as aparições e as relíquias.

Extrato
do
Capítulo XIII
Em quais coisas a Igreja
não é infalível
 
Do livro: Da opinião ao Dogma
15 de agosto de 1953
Padre Sisto Cartechini, S. J.
[Tradução: Gederson Falcometa]
 
 
Milagres, aparições e relíquias
 
Especialmente entorno aos milagres antigos, não aqueles narrados na Sagrada Escritura, são transmitidos algumas coisas que são fruto de verdadeira imaginação. Quando se trata então de milagres, revelações privadas ou aparições, de muitos fatos da vida de qualquer santo ou também de relíquias, isto se pode dizer e reter: na aprovação da parte da Igreja dos milagres no processo de canonização de qualquer santo, ou daqueles milagres referidos no breviário ou também da instituição de qualquer festa especial para uma aparição, como aquela de Lourdes, de São Miguel Arcanjo, da transladação da Santa Casa de Loreto, ou da autenticidade e do culto de qualquer relíquia, como a Escada santa, a Igreja entende pronunciar-se apenas por uma probabilidade e uma certeza puramente humana e mais prática, que seja suficiente para favorecer o culto.

Tudo isto merece só aquela pia adesão e reverência que é devida a Igreja também para aquelas coisas nas quais ela não é infalível, e não exige um ato de fé. Assim, se alguém negasse que a B. Virgem tenha sido apresentada ao templo ou várias aparições, não cometeria nenhum pecado contra a fé, bem que poderia pecar por outras razões e ainda gravemente, nem poderia sem grave motivo, ao menos publicamente, ensinar uma opinião diversa.

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      PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] 14 de maio de 2011 http://www.doncurzionitoglia.com/vero_e_falso_cristianesimo.htm   ● A VERDADEIRA VIDA não consiste unica e exclusivamente em se alimentar e beber, em divertir-se e provar emoções e prazeres. Tudo isto sozinho não tem saída, não tem fim nem ideal: leva a morte sem…
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  • 68
      Uma pessoa me enviou o link, para o texto de um amigo que critica a afirmação de que a posição do Padre Cardozo “não existe nada de católico na Igreja Conciliar” é uma forma de sedevacantismo absoluto (eclesiavacantismo). O texto foi escrito por um amigo, que também julgo não…
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  • 68
     Padre Roger Thomas CalmelTradução: Gederson FalcometaMais atual do que nunca é este texto do Padre Roger Thomas Calmel, um dos primeiros sacerdotes a ter pressentido e resistido a crise na Igreja que se difundia já rapidamente nos anos 60. Neste ele mostra as grandes linhas do comportamento do católico que…
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  • 65
    Húngria – Nova Constituição de 1º de Janeiro de 2012                                  [Tradução Gederson Falcometa] Em 1º de janeiro de 2012 entrou em vigor a nova Constituição da Húngria aprovada pelo parlamento húngaro em 25 de abril do ano passado. É uma lufada de ar fresco na atmosfera envenenada da Europa…
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  • 65
    O modernismo, para poder permanecer dentro da Igreja e muda-la subterraneamente, não quis se apresentar explicitamente como um sistema teológico bem definido [1], dado o seu caráter secreto ("foedus clandestinum/seita secreta", S. Pio X, Sacrorum Antistitum, 1910) e o seu horror pelas definições, pela lógica e pela especulação racional, a…
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  • 64
    Miguel Ayuso PADRE CURZIO NITOGLIA 7 de julho de 2011 http://www.doncurzionitoglia.com/forma_societa_stati_liberta_reli.htm   [Tradução: Gederson Falcometa]   Publicado originalmente no SPES – SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOCIOPOLÍTICOS SANTO TOMÁS DE AQUINO     •  “A heresia de um indivíduo, com o laicismo liberal, torna-se social e política” (M. Ayuso)   • “Da forma dada à…
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  • 64
      São Leão Magno Sermão n° 23: «Natal do Senhor» Já muitas vezes, caríssimos, ouvistes falar e fostes instruídos a respeito do mistério da solenidade de hoje; porém, assim como a luz visível enche sempre de prazer os olhos sadios, também aos corações retos não cessa de causar regozijo a…
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  • 62
    Inocêncio XI assim concluí o decreto do S. Ofício de 4 de março de 1679 acerca dos vários erros morais: «Finalmente, a fim de que os doutores, ou seja, os escolásticos ou qualquer um no futuro, se abstenham de disputas injuriosas, e para que se providencie conservar a paz e…
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  • 61
      Fides et forma - Francesco Colafemina   [Tradução: Gederson Falcometa] Um secretário de Estado que incita repetidamente o Papa a assinar um “protocolo de renúncia ao Papado”. Uma Igreja destruída pelos inimigos no seu interior. O escândalo da pedofilia, com um dos seus centros na diocese de Century City…
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  • 59
    Gederson Falcometa No vídeo em resposta ao Professor Carlos Nougué, se pode ouvir do Padre Cardozo, duas coisas importantes para se entender toda essa confusão: 1 – Foram feitos grandes esforços para evitar a briga com os bispos; 2 – Os esforços começaram entre setembro e outubro do ano passado…
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  • 59
        A Igreja e o Estado (2ª ed.) Napoles 1872, cap. I, pag. 7-21.Rev. Pe. Matteo Liberatore S.J.CONDIÇÃO DA IGREJA OPOSTA AO ESTADOCAPÍTULO I.ARTIGO I.Conceito liberalITríplice forma de tal conceitoA palavra de ordem, como se costuma dizer, do liberalismo hodierno é a emancipação do Estado da Igreja. Isto se entende de…
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  • 58
    R. Th. Calmel O.P. TEOLOGIA DA HISTÓRIA CAPÍTULO SEGUNDO[Tradução: Gederson Falcometa]      Podem-se encontrar estranhas, complicadas e as vezes até mesmo desconcertantes visões, sempre grandiosas, do Apocalipse de São João. Não se pode porém acusá-lo de fornecer uma idéia milenarista ou progressista da história. Neste não se encontra uma só alusão, por…
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  • 58
        A tese de Cassiciacum  O Papado material Para um debate sereno    Don Curzio Nitoglia [Tradução: Gederson Falcometa]   «Nesta passagem do Evangelho de Marcos (VI, 47-56) está escrito justamente que a Nave (ou seja, a Igreja) se encontrava no meio do mar, enquanto Jesus estava sozinho em…
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  • 57
    Esta sentença de Santo Tomás se enquadra bem a Cassani, naquilo que diz respeito a liberdade de religião e de culto, que ele propõe em sua obra [1]. O erro...
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  • 56
      La Civiltà Cattolica, anno XLI, serie XIV, vol. VIII (fasc. 968, 8 de outubro de 1890) Roma 1890 pag. 167-182.   Liberdade de consciência     Rev. Pe. Francesco Salis Seewis S.J.  [Tradução: Gederson Falcometa] I. Verdadeira noção de liberdade de consciência. L’Opinione escrevia sob o título Liberdade de Consciência (n. 220) o que…
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  • 53
    A "Tese de Cassiciacum" é ainda absolutamente certa? PADRE CURZIO NITOGLIA [Tradução: Gederson Falcometa] Velletri, 6 luglio 2008 http://www.doncurzionitoglia.com/TesIncerta.htm Advertência Tendo abandonado – publicamente – as conclusões jurídicas da “Tese de Cassiciacum” (7-8 de dezembro de 2006) para chegar ao “Sim Sim Não Não” em Veletri (7 de janeiro de 2007), me senti,…
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  • 53
       Don Curzio Nitoglia [Tradução: Gederson Falcometa] PRIMEIRA PARTE A ASSISTÊNCIA A MISSA TRADICIONAL   A posição da “La Tradizione Cattolica” “La Tradizione Cattolica”, orgão oficial do 'Distrito Italiano' da 'Fraternidade Sacerdotal  São Pio X' (de agora em diante 'FSSPX') no n.° 86, 1/2013 (pg. 21) afirma: “Quanto a Missa…
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  • 52
      La Civiltà Cattolica Roma 1908. [Tradução: Gederson Falcometa] A crítica está na boca de todos: é o mérito da idade moderna. E se fosse mérito sincero, haveria razão para aprecia-la: a crítica verdadeira é o exame glorioso da verdade, seja científica ou religiosa. Mas muitas vezes é mérito falso:…
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