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A casa edificada sobre a areia – Dom Antonio de Castro Mayer

A casa edificada sobre a areia – Dom Antonio de Castro Mayer

Fratres In Unum

Nossa apreensão aumenta, amados filhos, pelo fato de que a minimalização do papel da inteligência, na conversão do indivíduo, vem acompanhada de muita ênfase ao fator emotivo. Digamos, desde logo, que esta não foi a pedagogia de Nosso Senhor Jesus Cristo, como no-la transmitiu a Tradição da Igreja e consta do Magistério Eclesiástico. Com efeito, a Igreja temeu sempre pelas conversões sem base sólida em princípios firmementes aceitos pela inteligência, que pudessem dar firmeza à vontade no combate às paixões desordenadas e na seqüela do Divino Mestre.

Não quer isso dizer que a Igreja se contentou ou se contenta com a mera aceitação intelectual das verdades reveladas. Não. Ela quer a Fé, que opera pela caridade, como diz São Paulo (Gál., 5,6). Em outros termos: Ela quer que o fiel viva de acordo com a sua Fé, tenha, nesse sentido, uma Fé viva. O fundamento, porém, dessa Fé, na qual se firma a adesão viva a Jesus Cristo, é a aceitação, pela inteligência, da Revelação, e, em primeiro lugar, do fato de que Jesus Cristo é deveras o Filho de Deus feito homem, cujos ensinamentos devem ser acatados, como condição preliminar para agradar a Deus e salvar a alma, porquanto sem esta Fé “é impossível agradar a Deus” (Heb., 11,6; Vaticano I, s. 3, c. 3).

Também não quer dizer que a Igreja despreze a parte sensível da natureza humana. Ela não despreza. Pelo contrário, ama-a com o amor que Jesus Cristo a amou ao assumir nossa natureza. Quer, porém, que ela conserve seu lugar na hierarquia dos elementos que compõem a natureza humana, isto é, a serviço das convicções firmadas nas verdades reveladas. Poderá ela assim auxiliar o apostolado; do contrário, tomando a frente, suas contruções comparam-se às casas edificadas sobre a areia, das quais diz a Escritura que não resistem aos vendavais. Imaginemos um fiel entusiasmado com sua Graça, que de repente é submetido a uma prova de aridez espiritual. Se toda a sua formação teve por base a alegria e o entusiasmo, resistirá ele à prova?

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Sobre Escandalizar-se

Cap. VIII das
Conferências Espirituais

(Londres, 1859)

Padre Frederick William FABER (1814-1863),
do Oratório

 

Causar escândalo é falta grave, mas receber escândalo é falta mais grave ainda. Implica maior maldade em nós e faz maior dano aos outros.

Nada escandaliza mais rápido do que a rapidez em se escandalizar. Vale a pena considerarmos isso. Pois encontro numerosíssimas pessoas moderadamente boas que pensam que não tem problema escandalizar-se. Consideram isso uma espécie de prova de sua própria bondade e de delicadeza de consciência, quando na realidade é somente prova de sua presunção desordenada ou então de estupidez extrema. É um infortúnio para elas quando é este último o seu caso, pois então ninguém tem culpa além da natureza inculpável. Se, como disseram alguns, o homem estúpido não pode ser Santo, ao menos sua estupidez nunca poderá fazer dele um pecador. Ademais, as pessoas em questão parecem muitas vezes sentir e agir como se a sua profissão de piedade envolvesse alguma espécie de designação oficial para escandalizar-se. É o negócio delas receber escândalo. É seu modo de testemunhar a Deus. Demonstraria culpável inércia na vida espiritual se não se escandalizassem. Pensam que sofrem muitíssimo enquanto estão se escandalizando, ao passo que, na verdade, gostam disso impressionantemente. É uma agitação prazerosa, que diversifica deliciosamente a monotonia da devoção. Elas, na realidade, não caem por causa do pecado de seu próximo, nem o pecado dele por si só as detém no caminho da santidade, nem tampouco amam menos a Deus por causa daquele pecado: todas coisas que deveriam estar implicadas no receber escândalo. Mas elas tropeçam de propósito e cuidam que seja diante de alguma falta de seu próximo, para que possam chamar a atenção para a diferença entre ele e elas próprias.

Há certamente muitas causas legítimas para escandalizar-se, mas nenhuma mais legítima do que a facilidade quase jactanciosa de se escandalizar que caracteriza tantas pessoas supostamente religiosas. O fato é que proporção imensa de nós é fariseu. Para cada homem piedoso que torna a piedade atraente, há nove que a tornam repugnante. Ou, noutras palavras, somente uma em cada dez pessoas reputadas espirituais é realmente espiritual. Aquele que, durante vida longa, mais se escandalizou, fez mais injúria à glória de Deus e foi, ele próprio, pedra de tropeço real e substancial no caminho de muitos. Foi ele fonte inesgotável de odiosa desedificação para os pequenos de Cristo. Se um desses tais ler isto, escandalizar-se-á de mim. Tudo aquilo de que ele não gosta, tudo aquilo que o desvia de sua maneira estreita de ver as coisas, é para ele um escândalo. É o modo farisaico de expressar diferença de opinião.

Os homens gostam maravilhosamente de ser papas, e o mais enfadonho dos homens, se ao menos tiver, como costuma ter, obstinação proporcionada à sua enfadonhice, pode na maioria das vizinhanças esculpir para si um pequeno papado; e se à sua enfadonhice ele conseguir acrescentar pomposidade, poderá reinar gloriosamente, pequeno concílio ecumênico local em sessão intermitente durante todas as quatro estações do ano. Quem tem tempo suficiente, ou ânimo suficiente, ou esperança suficiente, para tentar persuadir a esses homens? Eles não nos são suficientemente interessantes para serem dignos de os persuadirmos. Deixemo-los a sós com a sua glória e a sua felicidade. Tentemos persuadir a nós mesmos. Nós mesmos não nos escandalizamos com demasiada frequência? Examinemos a questão e vejamos.

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Verdadeira e falsa prudência — Resposta a Domenico Savino

 

“Quem não está disposto a arriscar-se por suas ideias, ou não vale nada ou não aplica nada de suas ideias”  (Ezra Pound)

Don Curzio Nitoglia

[Tradução: Gederson Falcomenta]

 Publicado originalmente no

O caro amigo Dr. Domenico Savino, em 8 de abril de 2009, escreveu um interessante artigo em seu site “Effedieffe” intitulado “Fraternidade São Pio X: temores e esperanças”, onde “reprova certa falta de prudência” a Mons. Richard Williamson. Mas que coisa é exatamente a prudência e a imprudência? Perguntemos a Santo Tomás de Aquino, “o mais sábio dos santos, o mais santo dos sábios” (Pio XII).

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Do Amor

CAPÍTULO SÉTIMO
DO AMOR
EXTRAÍDO DO LIVRO:
A MEDICINA DAS PAIXÕES
JEAN BAPTISTE DESCURET
[Tradução: Gederson Falcometa]

 

O amor é uma paixão só:
desta ela reúne todas as outras.
A senhora de Suza.

 

Definições e sinônimos

 

O amor, no seu mais extenso conceito, é aquele irresistível encanto que atraí todos os seres, é aquela afinidade secreta que lhes une, é a celeste centelha que lhe perpetua: neste sentido tudo é amor na criação¹.

Considerado sob o aspecto moral, o amor é uma tendência da alma para o verdadeiro, o belo e o bom.

Na relação religiosa, Deus é amor, e amor é toda a sua lei. No amor de Deus então, sumo bem e criador de todas as coisas: no amor dos homens, a mais nobre entre as suas criações, é resumida na teoria cristã do amor.

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Definição das paixões

CAPÍTULO PRIMEIRO

DEFINIÇÃO DAS PAIXÕES

EXTRAÍDO DO LIVRO:

A MEDICINA DAS PAIXÕES

DE

JEAN BAPTISTE DESCURET

[Tradução: Gederson Falcometa]

 

 

Distinção entre comoções, sentimentos, afetos, virtudes, vício e paixões

A confusão das coisas nasce daquela das palavras.

O vocábulo paixão, adequado a sua grega etimologia (πάθος), soa pena ou ao menos disposição a receber comoções mais ou menos vivas, e a lhes corresponder. Duas espécies de causa podem produzir estas comoções, as causas externas e as internas. As primeiras agem sobre a periferia do corpo, as secundas ao contrário tem o centro do organismo por ponto de partida da sua ação. Em ambos os casos, estas comoções modificam mais ou menos o cérebro, o qual imediatamente comunica a sua modificação a qualquer ponto da nossa máquina por meio de numerosos condutores chamados nervos.

Todos os afetos vivos, todas as paixões tem o triste privilégio de adoecer o corpo e o espírito, usando-se esta frase para notar o desenvolvimento produzido tanto no físico quando na moral da paixão. Em tal modo se diz ser muitas vezes as afecções orgânicas do coração o resultado de afeições morais: e em antigo se dava o nome de paixão hipocondríaca ou histérica a doenças residentes nos hipocôndrios ou no útero.

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MATRIMÔNIO, AMOR E CARIDADE: CONSELHOS AOS NAMORADOS

 

PADRE CURZIO NITOGLIA

[Tradução: Gederson Falcometa]

2 de abril de 2011

http://www.doncurzionitoglia.com/matrimonio_amore_caritas.htm

*

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·         Depois de ter visto o que é a verdadeira Caridade sobrenatural e tê-la distinta antes de tudo do amor natural (que é bom mas imperfeito) e sobretudo do erotismo freudiano, que hoje invadiu todas as coisas, que é puro egoísmo, amor próprio, e é a morte do verdadeiro amor natural e sobrenatural, buscaremos agora aplicar as noções de verdadeiro amor natural, que deve ser aperfeiçoado por aquele sobrenatural, ao Matrimônio e de dar conselhos aos jovens namorados, afim de que possam se preparar convenientemente e vivê-lo estavelmente.

 

·         O Matrimônio é uma união estável, que dura por toda a vida, entre um homem e uma mulher, em vista de formar uma família, de ter e de dar filhos sobretudo a Deus no Paraíso e de ajudarem-se reciprocamente, no corpo e no espírito. Afim de que o marido seja fiel a mulher e vice-versa, “na boa e na má sorte”, todos os dias “até que a morte lhes separe”, é necessária uma boa preparação para o Matrimônio. Por exemplo, como para se tornar sacerdote se entra no Seminário, se cumprem os estudos e se respeita a disciplina durante pelo menos 5 anos, para ver se é realmente chamado a vida sacerdotal, ou para ser militar se entra na Academia do exército, assim deve ser também o namoro em vista do Matrimônio. Se de fato, não se vive bem o namoro, muito provavelmente se viverá mal o Matrimônio. Como quando se faz mal o Seminário ou a Academia, e não nos retiramos antes, se terá quase seguramente uma vida sacerdotal ou militar em risco.

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O MELHORAMENTO DO CARÁTER E DO TEMPERAMENTO

 

d. CURZIO NITOGLIA

[Tradução: Gederson Falcometa]

21 de maio de 2011

 http://www.doncurzionitoglia.com/miglioramento_carattere_temperam.htm

O CARÁTER

 

Natureza do caráter

  • O caráter é o modo de ser habitual de um homem, que o distingue dos outros e lhe dá uma personalidade intelectual, moral, e psicológica propriamente sua. O caráter é distinto do temperamento. Na realidade o caráter indica as disposições intelectuais, morais, psicológicas e também espirituais do homem; enquanto o temperamento indica as tendências, que esconde na sua constituição orgânica e fisiológica.

  • A Divisão do caráter contém três elementos:

.  o racional (intelecto e vontade);

. o sensível (conhecimento dos sentidos internos e externos/apetite sensível: irascível e concupiscível);

. E o social ou das relações com os outros.

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