Curso por uma Filosofia Tomista: ultimo dia para a inscrição.


Filosofia / quarta-feira, outubro 9th, 2013

Comu­ni­ca­do 2 

Comu­ni­ca­do 3 

Comu­ni­ca­do 4

 Comu­ni­ca­do 5

 Comu­ni­ca­do 6

 Comu­ni­ca­do 7

Cur­so on-line de 60 horas min­istra­do por

Car­los Nougué

 tomas

“A feli­ci­dade últi­ma do homem está na con­tem­plação da Ver­dade.”

San­to Tomás de Aquino

 

[Comu­ni­ca­do 1]

 

Em mea­d­os de out­ubro deste ano, estará disponív­el em site próprio o Cur­so on-linePor uma Filosofia Tomista, de 60 horas (o equiv­a­lente a um cur­so de exten­são uni­ver­sitária).

 

DADOS GERAIS DO CURSO

 

1) O Cur­so se dividirá em 30 vídeos-aula de 2 horas cada uma.

2) Todos os vídeos-aula estarão grava­dos antes do iní­cio do Cur­so, mas só se postarão no site dois por sem­ana, por óbvias razões didáti­cas. Per­manecerão todos nosite até cin­co meses depois do iní­cio do Cur­so. (Infor­mar-se‑á opor­tu­na­mente o endereço do site.)

3) Haverá, ade­mais, ao lon­go dos mes­mos cin­co meses, vídeos-aula extras, de duração vari­a­da, com a res­olução das dúvi­das envi­adas pelos alunos ao e‑mail[email protected]. (É tam­bém a este e‑mail que se deve escr­ev­er para solu­cionar quais­quer out­ras dúvi­das rel­a­ti­vas ao Cur­so. Neste caso, respon­derá nos­so respon­sáv­el opera­cional: Mar­cel Assunção Bar­boza.)

4) Os vídeos estarão em nos­so site em duas ver­sões: uma de alta res­olução; a out­ra de res­olução um pouco infe­ri­or, para os alunos cujo com­puta­dor não suporte a primeira. 

5) Na seção Mate­r­i­al de Estu­dos do site, fornecer-se-ão tam­bém tex­tos, out­ros vídeos e bib­li­ografia. 

6) O Cur­so fornecerá cer­ti­fi­ca­do (par­tic­u­lar) ao fim dos cin­co meses.

 

EMENTA DO CURSO

 

I) Apre­sen­tação ger­al: A neces­si­dade de uma Filosofia tomista.

IIPreâm­bu­lo 1: Resumo da História da Filosofia – Do impul­so grego ao abis­mo mod­er­no.

IIIPreâm­bu­lo 2: Se San­to Tomás era filó­so­fo e/ou teól­o­go.

IVPreâm­bu­lo 3: A essên­cia da dout­ri­na de San­to Tomás, ou se o tomis­mo é um aris­totelis­mo.

V) Preâm­bu­lo 4: Como estu­dar a Filosofia, e em ordem a quê.

VIIntro­dução ger­al à Filosofia, ou seja, a seus con­ceitos ele­mentares (já aqui se impli­cam noções da Lóg­i­ca, da Físi­ca e da Metafísi­ca):

1) O que é con­hecer 2) O ente e os primeiros princí­pios; 3) A qui­di­dade das coisas; 4) O essen­cial e o aci­den­tal; 5) Sub­stân­cia e aci­dentes; 6) A questão do an sit; 7) Ente e esse (ser ou ato de ser); esse e existên­cia – uma primeira aprox­i­mação; 8) Divisão e definição; 9) Se os aci­dentes são entes e têm qui­di­dade; 10) Se as coisas arti­fi­ci­ais têm qui­di­dade.

VIIIntro­dução à Lóg­i­ca:

1) A sim­ples apreen­são; 2) As pro­priedades das coisas; 3) O juí­zo ou com­posição; 4) As causas; 5) O sil­o­gis­mo; 6) Em defe­sa da Lóg­i­ca; 7) Se a Lóg­i­ca é arte ou ciên­cia; 8) As pro­priedades da Lóg­i­ca; 9) O méto­do da Lóg­i­ca; 10) Lóg­i­ca e Gramáti­ca.

VIIIInter­mé­dio: A ordem das ciên­cias e das artes.

IXIntro­dução à Físi­ca ger­al:

1) O que é a natureza; 2) Os princí­pios da natureza: ato e potên­cia, etc.; 3) O sujeito da Físi­ca Ger­al; 4) Existên­cia e esse – segun­da aprox­i­mação; 5) Em defe­sa da Físi­ca Ger­al aris­totéli­co-tomista; 6) Se e em que caducou esta ciên­cia; 7) O méto­do da Físi­ca Ger­al; 8) Que classe de ciên­cia é a Físi­ca mod­er­na; 9) O que pen­sar da Biolo­gia, da Psi­colo­gia, etc., atu­ais; 10) Uma críti­ca a Jacques Mar­i­tain.

X) Intro­dução à Metafísi­ca:

1) Se tal ciên­cia existe ou é vál­i­da ou necessária; 2) O sujeito da Metafísi­ca; 3) Ente eesse – segun­da aprox­i­mação; 4) As pro­priedades da Metafísi­ca; 5) O méto­do da Metafísi­ca; 6) Difer­ença entre Teolo­gia (ou Metafísi­ca) e Sacra Teolo­gia, e se elas se opõem; 7) As provas da existên­cia de Deus; 8) O trata­do de Deus uno.

XIApêndices:                                                                              

1) Os tran­scen­den­tais; 2) Se o mal é algo; 3) A alma humana e sua imor­tal­i­dade; 4) A Políti­ca e sua ordem ao Fim últi­mo do homem; 5) O mun­do pode­ria ter sido cri­a­do ab aeter­no (des­de a eternidade)?

 

CURRÍCULO DE CARLOS NOUGUÉ

 

I) Dados pes­soais:

Nome: Car­los (Augus­to Ancêde) Nougué;

Nacional­i­dade: brasileira;

Idade: 61 anos.

II) Qual­i­fi­cações profis­sion­ais:

1) Pro­fes­sor de Filosofia por diver­sos lugares;

2) Pro­fes­sor de Tradução e de Lín­gua Por­tugue­sa em nív­el de Pós-grad­u­ação (UGF);

3) Tradu­tor de Filosofia, Teolo­gia e Lit­er­atu­ra (do francês, do latim, do espan­hol e do inglês);

4) Lex­i­có­grafo.

IIIPrêmio e indi­cações para prêmio:

• Prêmio Jabu­ti de Tradução/1993;

• Indi­cação ao Prêmio Jabuti/1998;

• Final­ista do Prêmio Jabuti/2005 pela tradução de D. Quixote da Man­cha, de Miguel de Cer­vantes (edição ofi­cial do Quar­to Cen­tenário da edição prin­ceps).

IVRespon­sáv­el pelos seguintes blogs:

• Estu­dos Tomis­tas (http://www.estudostomistas.blogspot.com.br/);

• A Boa Músi­ca (http://aboamusicacat.blogspot.com.br/).

 

SUBSCRIÇÃO PARA O CURSO

 

1) Val­or total:

a) ou R$ 300,00 em até 6 parce­las sem juros no cartão de crédi­to;

b) ou R$ 280,16 por paga­men­to à vista medi­ante débito on-line ou bole­to bancário.

Obser­vação: Ambas as for­mas de paga­men­to se farão, em nos­so próprio site, medi­ante o PagSe­guro.

2) Ao pagarem, os alunos-sub­scritores rece­berão auto­mati­ca­mente uma sen­ha de aces­so aos vídeos-aula (reg­u­lares e extras) e ao mate­r­i­al de estu­do.

3) O perío­do de sub­scrição começará entre três a duas sem­anas antes do iní­cio do Cur­so.

Obser­vação ger­al 1: Até o fim de setem­bro próx­i­mo, infor­mar-se‑á a data efe­ti­va do iní­cio do Cur­so.

Obser­vação ger­al 2: Até o iní­cio do Cur­so, enviar-se‑á sem­anal­mente novo comu­ni­ca­do à mes­ma mail­ing list.

 

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> Vejam-se o Vídeo de Apre­sen­tação do Cur­so (http://youtu.be/0IETeM0vu0c ) e, anexo, o tex­to “Con­tradiz-se San­to Tomás ao afir­mar que uma Cri­ação ab aeter­no não repugna à razão?”, ambos por Car­los Nougué.

 

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Uma ini­cia­ti­va con­jun­ta

Cen­tral de Cur­sos Con­tem­pla­tio

Asso­ci­ação Cul­tur­al San­to Tomás