A AMIZADE (II) — SIDNEY SILVEIRA


No category, Trivialidades

  Sid­ney Sil­veira Con­tra impug­nates Pedi­ram-me alguns para escr­ev­er mais sobre a amizade, porque lhes pare­ceu bem o tex­to ante­ri­or sobre o tema, pub­li­ca­do aqui no Con­tra Impug­nantes. Resol­vo fazê-lo, então, ten­do como mod­e­lo o que nos diz São Fran­cis­co de Sales em sua Intro­dução à Vida Devota, con­heci­da tam­bém como Filotéia — um livro […]

20/12/2014

A amizade — Sidney Silveira


Trivialidades

  “Aristóte­les já nos ensi­nara, em suas duas Éti­cas, que os ami­gos são aque­les que se reúnem em torno da ver­dade, indi­­can­­do-nos com isto que, onde não há ver­dade, não pode haver amizade em sen­ti­do próprio. O cris­tian­is­mo foi além e disse que a amizade ver­dadeira é, tam­bém, impos­sív­el fora do amor, cujo obje­to for­mal não […]

20/12/2014

O VALOR DO SYLLABUS E ALGUNS CATÓLICOS — P. CARLO RINALDO S.J.


Teologia

Os opos­i­tores se recusam a recon­hecer e admi­tir o Syl­labus como ensi­na­men­to dog­máti­co, porque de fato, dizem, esse não apre­sen­ta aque­les req­ui­si­tos…

19/12/2014

O ESPÍRITO DA TRISTEZAJOÃO CASSIANO


Espiritualidade

No quin­to com­bate deve­mos reprim­ir as tendên­cias da tris­teza: é um vício que morde e devo­ra. Se esta paixão, em momen­tos alter­na­dos e com os seus ataques de…

19/12/2014

DA LIBERDADE DE RELIGIÃO E DE CULTO — P. MATTEO LIBERATORE S.J.


Teologia

Esta sen­tença de San­to Tomás se enquadra bem a Cas­sani, naqui­lo que diz respeito a liber­dade de religião e de cul­to, que ele propõe em sua obra [1]. O erro…

19/12/2014

A PAZ DA ALMA (4ª PARTE: A VIDA DO HOMEM É UMA BATALHA)


Espiritualidade

O obstácu­lo maior para a paz da alma é o colo­car a nos­sa von­tade em oposição a Sua. A san­ti­dade con­siste no faz­er a Von­tade de Deus, não a nos­sa…

19/12/2014