P. ALBERTO SECCI: A HERMENÊUTICA IMPEDE O JUÍZO


Atualidades

Vive­mos há muitas e muitas décadas em um tem­po de refor­ma perene da Igre­ja. Não sabe­mos mais nem mes­mo como definir a Igre­ja, se não den­tro de uma con­tínua.…

18/12/2018

P. CURZIO NITOGLIA: O DISCERNIMENTO DOS ESPÍRITOS SEGUNDO SANTO AFONSO


Espiritualidade

Em 1775 S. Afon­so escreveu um livro de teolo­gia ascéti­ca inti­t­u­la­do Con­du­ta admiráv­el da Div­ina Providên­cia (Nápoles, Edi­to­ra Paci), em que da pági­na 127 a pági­na 157 abor­dou a questão do Dis­cern­i­men­to dos Espíri­tos, no capí­tu­lo inti­t­u­la­do Con­sel­hos de alívio e con­fidên­cia para uma alma des­o­la­da. Colóquio entre Mon­sen­hor o Autor e a Alma que pede con­sel­ho.

16/12/2018

UM SACERDOTE DE JOELHOS ENTRE OSGILETS-JAUNES


Atualidades

Uma imagem que não tem neces­si­dade de comen­tários e rep­re­sen­ta todos os sac­er­dotes e reli­giosos, os home­ns e as mul­heres de boa von­tade que nestes tem­pos tremen­dos con­tin­u­am a rezar pela Itália, pela França, pela Europa e pelo mun­do… … Mas vós, o sac­er­dotes, porque não cor­reis a chorar entre o vestíbu­lo e o altar, […]

10/12/2018

LORENZO FONTANA, MINISTRO ITALIANO: “SÃO 300 MILHÕES DE CRISTÃOS PERSEGUIDOS NO MUNDO”. E NÓS ACOLHEMOS OS SEUS CARNÍFICES


Atualidades

A denun­cia do Min­istro da Família Ital­iano Loren­zo Fontana: “São 300 mil­hões de cristãos persegui­dos no mun­do”. E o Oci­dente em declínio, a Europa e a Itália…

10/12/2018

P. CURZIO NITOGLIA: A DEMOCRACIA CRISTÃ E O MODERNISMO


Política

Dário Com­pos­ta escreve: “O mod­e­lo ide­al “DC” se pode definir […] como políti­ca pro­gres­sista e aconfessional”[1]. Essa é um par­tido de cen­tro que olha à esquer­da, como dizia Alcide de Gasperi. Don Com­pos­ta dis­tingue três tipos de católi­cos:

08/12/2018

P. GUIDO MATTIUSSI, S.J.: DOGMAS MUTÁVEIS


Política

Virá o dia que um Con­cílio adap­tará a religião aos novos tem­pos, expondo‑a segun­do as idéias ago­ra aceitadas, como o Con­cílio de Tren­to por sua vez a expôs segun­do as idéias escolás­ti­cas. Assim muitos dizem, e mais despu­do­rada­mente que out­ros, Loisy“.

08/12/2018

[TOLKIENIANA] BOROMIR, O PECADOR RESGATADO


Literatura

Entre todos os per­son­agens da Com­pan­hia que se ofer­e­cem para acom­pan­har Fro­do nas suas mis­sões “reden­toras”, Boromir é, a meu ver, o mais “humano”. Não por aca­so é o úni­co ver­dadeiro rep­re­sen­tante do mun­do dos home­ns. Não o mes­mo para Aragorn que está, em cer­to sen­ti­do, aci­ma do homem, é mais que um homem. Mas deix­e­mos o dis­cur­so sobre o Herdeiro de Isil­dur para uma próx­i­ma tratação, mel­hor nos dedi­car­mos ao “homem” Boromir.

01/12/2018

AUGUSTO DEL NOCE: AS ORIGENS DO CONCEITO DE IDEOLOGIA


Filosofia

A sen­ten­tia com­mu­nis é esta mes­mo: o ter­mo ide­olo­gia foi intro­duzi­do pelo menor filó­so­fo Destutt de Tra­cy, mas nele a respeito do prob­le­ma psi­co-gnose­ológi­co da origem das idéias; um prob­le­ma que parece aparente­mente muito dis­tante dos soci­ais e políti­cos. Este ter­mo chegou então a Marx, e então tomou o sen­ti­do que dura até os nos­sos dias.

01/12/2018