P. CORNÉLIO FABRO: O VALOR PERMANENTE DA MORAL


Atualidades

O escrito se desen­volve em três momen­tos ou em três pon­tos. No “primeiro” pon­to se bus­cará clarear a raiz primeira da inspi­ração das ori­en­tações mod­er­nas sobre a moral. O “segun­do” pon­to, mais teológi­co, enquan­to o primeiro é ao invés filosó­fi­co, bus­cará expor o sen­ti­do des­ta rev­olução, que está acon­te­cen­do não só na dog­máti­ca mas tam­bém na moral, que hoje se chama a moral “sec­u­lar”

16/05/2019

P. HENRI RAMIÉRE, S.J.: DESVENDANDO O LIBERALISMO


Apologética

Para faz­er-lhes com­preen­der que se enganam, bas­ta recor­dar a sua história recente; digam-nos eles como a dout­ri­na que gostari­am que fos­se acei­ta pela Igre­ja se intro­duz­iu no mun­do.

08/05/2019

SIM SIM NÃO NÃO: “SÃO DÉSCARTESPADROEIRO DAS FEMINISTAS E NÃO SOMENTE DELAS


Filosofia

É a par­tir de Descartes que a inteligên­cia atua a sua primeira e ver­dadeira pros­ti­tu­ição a von­tade de potên­cia e se volve para o titanis­mo deli­rante de quer­er eri­gir a mente humana, não só a medi­da neo­pro­tagorista de “todas as coisas”…

07/05/2019

S. FRANCISCO DE SALES: O VERDADEIRO FUNDAMENTO


Teologia

A posição supre­ma que teve São Pedro na Igre­ja mil­i­tante, em razão da qual é chama­do fun­da­men­to da Igre­ja, como chefe e gov­er­nador, não vai além da autori­dade do seu Mestre, antes, lhe é ape­nas uma par­tic­i­pação

07/05/2019

P. BONFIGLIO MURA: DA LIBERDADE DE PENSAMENTO, DE PALAVRA E DE IMPRENSA NA SOCIEDADE MODERNA


Jornalismo

A liber­dade que é a abso­lu­ta inde­pendên­cia da razão humana em fato de religião procla­ma­da por Lutero, geran­do logi­ca­mente a liber­dade e a inde­pendên­cia da própria razão procla­ma­da por Rousseau em fato de políti­ca, devia tam­bém ger­ar por rig­orosa con­se­quên­cia a liber­dade, e a inde­pendên­cia do pen­sa­men­to e por isso de palavra que lhe é a expressão.

07/05/2019

GUSTAVE THIBON: A AUTORIDADE E O AUTORITARISMO


Filosofia

Se dize­mos de um homem que ele « tem autori­dade », este juí­zo é um elo­gio. Mas se dize­mos: ele « é autoritário » exprim­i­mos uma críti­ca. Onde está a difer­ença entre autori­dade e autori­taris­mo?

07/05/2019

P. CORNÉLIO FABRO: ESTAMOS DIANTE DO SURTO DE UMAPORNOTEOLOGIAQUE SE EMBEBEDERÁ DO MUNDO


Teologia

…A difi­cul­dade e a pro­va da fé é aque­la de ser novos no anti­go e orig­i­nais no per­ma­nente, porque per­tence aos home­ns serem pro­du­tivos com a liber­dade no âmbito da ver­dade a qual­quer nív­el, mes­mo naque­le da fé e da sal­vação.

05/05/2019

CARDEAL SIRI: REFLEXÃO SOBRE A MODA


Atualidades

Cardeal Siri Tradução: Ged­er­son Fal­cometa Moda é um cos­tume que pre­scinde da racional­i­dade e isto sig­nifi­ca que pode ser, e é muitas vezes de fato, irra­cional, e que vem impos­to por uma pressão emo­ti­va, não racional. Então, são dois os ele­men­tos con­sti­tu­tivos: o cos­tume alógi­co e a imposição do exte­ri­or por vias de sug­estão. O […]

05/05/2019

FRANCESCO LAMENDOLA: ROGER SCRUTON E A INVENÇÃO DA OICOFOBIA (MEDO DE CASA)


Atualidades

Mas o que é a oico­fo­bia? Em psiquiá­tria a oico­fo­bia é uma aver­são para com o ambi­ente domés­ti­co. Pode tam­bém ser usa­do mais geral­mente para indicar um medo anor­mal (uma fobia) da casa ou do seu con­teú­do, o ter­mo deri­va da palavra gre­ga oikos, que sig­nifi­ca família, casa ou lar, e fobia, que sig­nifi­ca “medo”.

01/05/2019